Confira a nossa resenha o terceiro volume da saga Nárnia, O Cavalo e seu Menino.

Nome: O Cavalo e seu Menino
Escritor: C. S. Lewis
Editora: Wmf MartinsFontes
        O Cavalo e seu Menino é o terceiro livro da saga de Nárnia escrita por C. S. Lewis. O livro em primeiro momento conta a historia de Shasta, jovem e filho de pescador, que mora com o seu pai na parte sul da Calôrmania uma cidade diferente de Nárnia mais semelhante com o nosso mundo, onde não existem animais falantes nem se acredita na real existência da magia, a historia é contada na época de reinado dos reis e rainhas Pedro, Susana, Edmundo e Lucia que lideram as terras de Cair parável, diferente do ultimo livro esses personagens tem papeis secundários. Em primeiro momento Shasta já demonstra um grande desejo de visitar o norte da Calôrmania, porém sempre que pergunta sobre o que havia depois das montanhas ao norte dependendo do humor seu pai ele poderia dar-lhe uma bofetada ou a mesma resposta de sempre.

       Um Tarcaã* que passava por aquelas terras pede abrigo ao pescador, durante a noite Shasta ouviu a conversa por trás da porta onde eles negociavam a venda do menino, porém não se sentiu triste com isto, achava que a vida que tinha era a mesma de um escravo, na mesma noite Shasta descobre que Bri (o cavalo do Tarcaã) na verdade é um cavalo falante de Nárnia, após isso Bri convence Shasta a fugir com ele para Nárnia, no caminho conhecem Aravis, Tarcaína que fugiu do seu reino para não ter que se casar obrigada por seu pai e a égua falante (também de Nárnia) chamada Huin quem tem o mesmo objetivo que eles: chegar a Nárnia. No caminho precisam passar por Tashbaan, a capital calormana, onde começam as verdadeiras aventuras, Aravis acaba descobrindo o plano do príncipe dos calormanos de conquistar Arquelândia e depois invadir Nárnia, para consolidar os seus planos de se casar com a Rainha Susana da Nárnia. Mas Shasta e Aravis, com a ajuda dos cavalos de Nárnia, destroem os planos de Rabadash. Shasta conhece Aslam no meio de sua jornada para levar a notícia de perigo aos narnianos. Por fim Shasta descobre que é filho do rei da Arquelândia, que tem um irmão gêmeo chamado Corin e que na verdade ele era o príncipe Cor, herdeiro do trono da Arquelândia.
 * Senhor de alta linhagem.

       A primeira coisa que mais me chamou atenção no livro foi  o seu titulo (“O cavalo e seu menino”), percebi logo que se tratava de um cavalo falante de Nárnia que não permitia ser domado muito menos pertencer a ninguém. O livro não me decepcionou em nada em relação aos outros, pelo contrario é um livro que te deixa entusiasmado para saber o que vai acontecer o tempo inteiro, acima de tudo tem nele alma e vida, é um livro que vale muito a pena ser lido, só gostaria que tivesse mais detalhes sobre o que acontece após Cor virar rei de Arquelândia.