Olá pessoal! Eu sou a Érika, uma das resenhistas do blog e amiga do Vinícius, e por três semanas serão postadas resenhas de minha autoria sobre cada um dos livros da trilogia Jogos Vorazes. Hoje começaremos com o primeiro livro, Jogos Vorazes, espero que vocês gostem e se possível deixem seus comentários afim de que possamos ter suas opiniões.

Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800245
Ano: 2010
Páginas: 400
Classificação: 

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



O primeiro livro da trilogia mais conhecida de Suzanne Collins, Jogos Vorazes, foi publicado no Brasil pela editora Rocco e recebeu também uma representação nos cinemas, contando com a participação de um elenco maravilhoso.

A história se passa em Panem, um país futurista, que é composta por 12 distritos e uma Capital. No passado o distrito treze, aparentemente destruído, se revoltou contra a Capital e agora os outros pagam por isso com os Jogos Vorazes. Todo ano são selecionados uma menina e um menino de cada distrito entre doze e dezoito anos para lutarem na arena até ficar só um.

A protagonista, Katniss, que pertence ao doze, se oferece para ir no lugar da sua irmã Prim e acompanhada dela vai Peeta (um ser encantador que esconde uma paixão pela mesma). Pela primeira vez os olhares se voltam para esses tributos por causa de um possível romance entre eles, os amantes desafortunados do distrito doze.

Suzanne soube dosar o romance e a ação neste livro, justificando assim o fato de ter conseguido agradar a muitos leitores. Quem lê a primeira página só se permite parar na última do livro A Esperança, todavia, darei quatro estrelas a este primeiro, pois acredito que sequencialmente ocorre uma evolução dos enredos.

A versão cinematográfica, como sempre uma produção americana, carrega grandes atores como Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth, garantindo a qualidade. É um dos poucos filmes que obedece quase que fielmente a obra literária.

Jogos vorazes vai muito além de um livro que fala sobre mortes e romances, mas acima de tudo trata temas como a opressão, a alienação e a ditadura presentes em muitos governos. Ele implora pela liberdade, por isso considero uma distopia que vale muito a pena a leitura.


13 Comentários

  1. Uma das minhas sagas favoritas! Vale muito a pena ler!
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que essa foi a primeira distopia lida por muita gente. Não foi a primeira que li, mas com certeza foi a que fez com que eu me interessasse cada vez mais por esse gênero. Achi incrível o trabalho que Suzanne Collins fez não apenas com o primeiro, mas com toda a trilogia, mesmo que agora eu esteja lendo Battle Royale e percebendo que ela se inspirou em muita coisa deste livro para escrever JV.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tava pesquisando sobre Battle Royale e descobrir que as semelhanças são absurdas e mesmo assim o autor de BT disse que não processaria a Suzanne pois cada autor tem sempre algo diferente para mostrar. Beijos.

      Excluir
  3. Ainda não li, mas estou começando a ter vontade de ler Jogos Vorazes, gostei da resenha.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeita para falar de Jogos Vorazes, porque sinceramente não curti nem o primeiro nem o segundo. Como o mundo inteiro não concorda comigo, acho melhor ficar quietinha, hahahaha

    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o resto das pessoas não sabem aceitar a opinião dos outros. Eu (Vinicius), tenho que admitir que travei no primeiro livro e demorei para retomar. Beijos.

      Excluir
  5. Amo esse livro <3.
    Gosto do fato dele ser profundo, mas de uma maneira sutil.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler essa trilogia! Já me foi muito bem recomendada. Espero em breve adicionar esses livros a minha coleção. xD

    Muito legal o blog. Já estou seguindo!!! E a resenha está bem bacana ^^

    http://minhacontracapa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu devorei JV em horas, e COMO ASSIM SÓ DEU 4 ESTRELAS????? hausheuhausha

    ResponderExcluir
  8. Já assisti aos filmes, e tenho muita vontade de ler os livros, mas sempre acabo deixando para depois, por já saber do enredo, mas ainda assim, não vou desistir de ler.

    Beijos Ketlin
    http://www.agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir