Olá pessoal, tudo bom? Que tal ler embarcar em uma leitura fácil, bastante envolvete e ainda por cima de ótimo escritor nacional? Conheça o livro Réquiem Para Um Assassino, do nosso parceiro Paulo Levy, clique em  continue lendo e veja a nossa resenha desse livro ótimo.
Réquiem Para um Assassino - Paulo Levy

Editora: Bussolá
ISBN: 9788562969058
Ano: 2011
Páginas: 220
Classificação: 

Parecia uma manhã como outra qualquer na pequena Palmyra, uma cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro. A caminho do trabalho, o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas. Diante da Igreja de Santa Teresa e da Antiga Cadeia, no Centro Histórico, uma multidão observa o corpo de um homem atolado na lama seca do canal. Ninguém sabe como o corpo foi parar lá. Não há sinais de arrasto, marcas de barco, violência, ferimentos, nada. Apenas um band-aid na dobra interna do braço esquerdo. Abandonado pela mulher e longe dos filhos, o delegado Dornelas, um tipo humano, amante de cachaça e de mingau de farinha láctea, se envolve de corpo e alma no caso em busca de salvação. Sem aviso, a irmã do morto e um vereador poderoso aparecem para dar informações importantes sobre o que se tornaria um caso de dimensões bem maiores do que Dornelas poderia imaginar. Aos poucos se revela uma complexa teia de interesses envolvendo a política, o tráfico de drogas, a prostituição e a comunidade local de pescadores. A intuição aguçada, a cultura e o conhecimento das forças que movem a natureza humana permitem ao delegado Joaquim Dornelas se mover habilmente pelo emaranhado de fatos e versões que a trama apresenta. O que a princípio seria mais uma investigação na sua carreira, se torna para o delegado uma jornada de transformação pessoal.
Resenha 

Livro de estreia de Paulo Levy, nos mostra a vida de Joaquim Dornelas, delegado da pequena cidade turística do litoral do Rio de Janeiro, Palmyra, que teve que se separar da mulher e dos filhos por conta das exigências do trabalho, ama comer leite em pó com farinha láctea como refeição matinal desde pequeno, além de confiar bastante na sua intuição e é um daqueles brasileiros que não perde sua novela.

Em uma manha comum em sua ida ao trabalho, viu uma multidão em frente a Igreja de Santa Teresa no Centro Histórico da cidade, avançou e percebeu que todos estavam voltados para um corpo que estava largado a beira do mangue, toda aquela multidão tinha que ser controlada e a Policia Militar tardava em chegar e o corpo teria que sair dali, para não perder nenhuma pista que levasse ao criminoso, desceu o lamacento e fétido mangue tirou umas fotos e percebendo que a maré subiria e levaria o cadáver, resolveu arrastar o corpo para a margem sem se importar com a perícia que também não havia chegado. Essa seria a nova tarefa do delegado.

A mídia local estava a todo fervor atrás do Dornelas para novas informações do Crime do Mangue, como ficou conhecido, esse era o problema, informações, um corpo que chegou do nada a beira do mangue e não tinha nenhum sinal de violências ou ferimentos, até que um vereador entrou em contato com o delegado assim como uma mulher que se identificou como irmã do falecido. A partir das informações obtidas a investigação começa apontando diversos suspeitos.

Com é um livro nacional, o escritor não poderia deixar de ressaltar toda a burocracia excessiva para qualquer ação que deve ser tomada, o trafico de drogas, a prostituição e falta de aparelhos mais modernos nas delegacias e para os policiais. Fatos que ele trata de uma forma até engraçada, sem falar dos diálogos com seus investigadores, em especial o Solano.

O livro traz uma trama bem escrita e simples, mas não nos dá brecha para imaginarmos o autor do crime, coisa que me deixou instigado e ansioso para descobrir, as paginas fluem sem percebermos e a leitura é de fácil compreensão. Por esses motivos que considero o livro como 4 estrelas.

Estou bastante ansioso para ler o novo livro do escritor, Morte na Flip, e embarcar junto com o Dornelas em mais um desafio.

Gostou da resenha? Já leu o livro? Ficou com vontade de ler agora? Comenta ai.


4 Comentários

  1. Não li o livro ainda, mas a sua resenha me deixou com uma vontade imensa de ler,
    parece interessante!

    http://ligacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nacional e parece ser ótimo! Meu gênero <3 Leria, sem dúvidas!

    ResponderExcluir