"Se eu ficar", escrito por Gayle Forman, é um livro que vai além do drama, é aquele livro que nos faz refletir sobre o quanto aquele próximo milésimo de segundo é importante para o nosso futuro, o quanto ele pode mudar nossa vida de ponta cabeça.

Se Eu Ficar - Gayle Forman
Gênero: Drama/Romance
Editora: Novo Conceito
Paginas: 224
ISBN: 9788581635415
Classificação:


Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar..








Mia é uma jovem de 17 anos, violoncelista, e amante da música clássica, filha de pais rockeiros e irmã do Teddy, uma criança apaixonada pelas batidas da bateria e nossa protagonista da história.

Em um dia de neve, onde todos são liberados de seus afazeres, decidem visitar alguns parentes em uma cidade vizinha, quando, subitamente o carro da sua família se colide com uma caminhonete, essa triste cena é retratada nas primeiras páginas, onde fui pego de surpresa - pois não pesquisei nada sobre a obra, quis lê-la sem ao menos ler sua sinopse - após isso, Mia aparece, perdida, sem saber o que tinha acontecido ali, o que todos aqueles médicos e enfermeiros estavam fazendo na pista, então ela vê o corpo dos seus pais estirados no chão, vê o seu irmão no meio da pista, vê o seu corpo a beira da estrada e então cai em si, ela encontra-se em coma, e é rapidamente levada ao hospital, onde ela acompanha todo o procedimento, é no hospital que praticamente todo o enredo é desenvolvido, enquanto sua vida esta a bera de um fio, sua "alma" transita pelos corredores da unidade de atendimento.

A trama se passa em mais ou menos 24 horas, e em meio de lembranças da Mia, conhecemos a sua vida e todos que a cercam, como seu namorado, Adam, cantor de uma banda de rock, que faz sucesso pelos arredores, e sua melhor amiga Kim, apaixonada por fotografia, desta forma, somos levados ao presente e ao passado de Mia.

"Ás vezes você faz escolhas na vida e as vezes as escolhas fazem você. Isso faz sentido?"

Sua paixão pelo violoncelo e como ela sentia ele, me fez lembrar os anos que toquei violino, instrumentos que diga-se de passagem semelhantes, o amor pela música uniu seus pais, e o mesmo amor uniu Mia e Adam.

"O que realmente me atraía era aquela sensação no meu peito como se meu coração batesse com o violoncelo."

A narrativa é um ponto forte do livro, Forman nos envolve de uma maneira espetacular, sofremos junto com Mia, sentimos suas dores, e seus anseios. Sua leitura flui rapidamente e ficamos entristecidos por chegar ao fim e ao mesmo tempo aliviados, a autora busca também retratar os conflitos de uma jovem adolescente, como por exemplo, a primeira vez, as brigas com o namorado, o medo de ser reprovada na sua universidade predileta e tantos outros problemas corriqueiros. No decorrer da leitura, me emocionei, rir e quase chorei, emoção não falta no livro. A diagramação do livro esta impecável, não pouparam os detalhes, e capricharam bastante.

Os laços da família são fortes e intensos, capazes de querermos umas aulas com a família Hall, o livro nos ensina como cada segundo é decisivo na nossa vida, que devemos vive-la demasiadamente, nos faz refletir sobre o destino, como ele é imprevisível e como cada minuto é valioso.

"A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela."

A música é presente no livro em quase todos os momentos, infelizmente não a ouvimos nas paginas do livro, mas, sua adaptação cinematográfica traz todo o sentimentalismo contida nas canções e recitais citadas no livro para a realidade, nos fazendo sentir ainda mais a importância da música no livro, fazendo com que o filme fique um patamar a frente do livro, a obra foi fielmente adaptada o que me deixou bastante feliz, se fosse para escolher entre o filme e o livro, estaria entre a cruz e a espada, o livro me trouxe as emoções e o filme o sentimento, pois sua trilha sonora é de cortar pulsos.

"Eu não sei exatamente o que aconteceu comigo, e pela primeira vez hoje, eu não me importa. Eu não deveria ter que me importar. Eu não deveria ter que trabalhar tanto. Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil."

Se eu ficar, meche com o interior do leitor e deixa sua mensagem entrelaçada no coração de quem aprecia a obra, é um livro mais que recomendado por mim, e por isso merece cinco (5) estrelas e favoritado, assim que ler sua continuação contarei para vocês aqui no blog.

Espero que tenham gostado da resenha, comenta ai embaixo o que você achou e se já leu o livro. Beijos, até a próxima.



16 Comentários

  1. Oi, Vini! Blz?

    Ótima resenha, cara. Já li o livro e vi o filme, gosto demais dos dois!

    Abraço,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, obrigado pelo comentário, realmente é incrível.

      Excluir
  2. Como você faz pra deixar um quadrado ao fundo das citações e da sinopse? (Fundo colorido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu seleciono a parte que quero que fique dessa forma e clico em no botãozinho que fica na barra de edição da postagem em forma de aspas, é um dos últimos, espero ter ajudado.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu gostei tanto desse livro ♥ Não virou meu favorito, mas mexeu um pouco com meus pensamentos e minha forma de ver as pessoas. O filme também é muito bom, ouvir as músicas e ter as mesmas sensações de quando li o livro foi realmente lindo *-*
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, ele também mexeu comigo, muito lindo a obra da Gayle Forman.

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    Eu já ouvi tanto falar desse livro, que já tenho muita vontade de ler, e depois da sua resenha, então...
    Parabéns pelo blog, beijo!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leia Aliscia, vale a pena, você vai adorar. Obrigado pelo elogio.

      Excluir
  5. Oiii, tudo bem como você?
    Esse livro já está na minha lista à um tempinho e ainda não o li por falta de tempo e de money. Estou querendo ver o filme mas me falta tempo também. Adorei a sua resenha, Se eu ficar parece ser aquele tipo de livro que faz você se sentir como um dos personagens, como se vivesse a história.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess, recomendo que você leia primeiro o livro para depois assistir o filme, pois a adaptação é super fiel e a leitura não seria tão emocionante, vai por mim.
      Beijos.
      http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Oi Vinicius!

    Adorei a resenha, ainda não li o livro nem assisti ao filme,
    acho que a história não me instigou ainda o bastante para isso, mas penso em logo assistir o filme para ver se eu animo de ler o livro! ;)

    de todo jeito adorei!

    https://bytheefa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Theffa, recomendo a você a mesma coisa que recomendei a Jess.

      Excluir
  7. Oi Vini,
    Ótima resenha! Ainda não vi o filme (quero ler o livro antes), mas já saber que ele é fiel, e ainda em alguns aspectos melhor que o livro, já é tranquilizante! Tomara que em 2015 eu possa lê-lo!

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia mesmo, a leitura é ótima, super recomendo.
      Beijos.

      Excluir
  8. Adorei a resenha, comprei esse livro a algumas semanas e não vejo a hora de iniciar a leitura. ;)

    http://www.leitoraindefinida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir