Na quinta-feira, a Babilonia Cultura Editorial, da Michelle Strzoda, lança o primeiro livro do seu catálogo autoral. "O Africano que Existe em nós, Brasileiros" é uma coedição com a Fundação Biblioteca Nacional, em parceria com a Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial/Ministério da Cultura. Venha conhecer um mais sobre.

      Na obra, o leitor encontra a cultura africana representada em histórias, costumes, comportamento e nas cores e nos desenhos estampados no vestuário dos brasileiros. Todos os modelos retratados no livro são criações da autora, que concebeu dez coleções durante suas pesquisas.

      A moda dos estados que tiveram maior influência africana e os trajes que constituem a identidade da moda afro-brasileira estão na obra. A carioca, por exemplo, é considerada a mais ousada, com vestimenta semelhante às camisolinhas, mas sem deixar a elegância de lado. Já as baianas, afeitas ao algodão branco, criavam sua moda, com realce para o uso de joias adornadas com símbolos religiosos católicos e africanos.

      A obra nasceu do desejo de reviver o cotidiano de Salvador, cidade constantemente visitada por Julia na infância. “Pesquisar e estudar a cultura afro-brasileira foi o passaporte para voltar lá. Queria entender porque eu gostava tanto de tudo o que vivi em Salvador, para além do aspecto lúdico do lugar, e trazer do meu inconsciente para o consciente a necessidade de conhecer mais a cultura brasileira, que sempre fez parte da minha vida”, complementa a autora.


O Africano que Existe em nós, Brasileiros é um dos livros de estreia do catálogo da Babilonia Cultura Editorial que serão lançados no primeiro semestre de 2015. O projeto editorial mapeia culturas, história, memória, gastronomia, design, ficção, arte, sociedade e personagens. “O ponto de partida do catálogo é o mesmo conceito da criação da empresa, uma babel de cultura e conhecimento”, explica a jornalista Michelle Strzoda, diretora editorial e sócia-fundadora junto ao designer e diretor de arte da Babilonia, Rafael Nobre.





      O lançamento contará com uma sessão de autógrafos, dia 05/02, amanhã, na Livraria Travessa do Ipanema no Rio de Janeiro, a partir das 19 horas.



3 Comentários

  1. Oi Vinícius, tudo bem?
    Gostei bastante da temática desse livro! Acho muito interessante a cultura afro então sempre gosto de ler ou de assistir filmes sobre o assunto!
    Achei a capa do livro linda!

    Abraços!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vini! Beleza?
    Nossa, eu não conhecia mesmo esse livro! Será que é bom? Achei legal a premissa.

    Abraços,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Vinicius.

    Que legal. Um novo livro sobre cultura africana, achei tudo de bom. Só não entendi muito bem: é sobre o modo de se vestir dos brasileiros que tiveram influências do africano é isso??? Não consegui entender muito bem essa parte! :P :P Sou meio lerdinha! kkkkk
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir