Olá pessoal, trago para vocês a resenha da primeira leitura da Maratona Carnavalesca, o livro Esmeralda da Cida Santos, publicado pela editora parceira do blog, Arwen. Vem conferir

Esmeralda - Cida Santos
Editora: Arwen
Gênero: Romance | Poesias
Páginas: 136
Compre aqui: Arwen Store
Classificação: 

Sinopse: Quando a lua surge no céu estrelado e o fogo crepita na fogueira como as chamas de uma fênix, um dueto se inicia. Convidada pelo imperador cigano, Esmeralda responde ao seu canto com histórias em forma de prosa enquanto dança ao som da viola. Um dueto poético que mistura, fé, magia e história. Assim a natureza surge em cada palavra da cigana, nos ensinando sobre as belezas deste mundo.







Resenhas

Esmeralda, uma cigana linda e misteriosa, dona de longos cabelos escuros e uma pele branca como a neve, foi convidada pra fazer suas declamações em roda junto dos seus outros amigos ciganos, que ao embalo do som da viola do admirável Imperador, Esmeralda canta suas poesias e dança ao redor do caldeirão. 

Suas prosas e poesias falam de tudo, amor, natureza, Deus, fantástico, medos, união, vida e vários outros temas, e neles, nos passa ensinamentos que nos leva a reflexão. A narração do livro ocorre de duas formas, é narrado na forma habitual, com parágrafos e etc e em prosa, as falas dos personagens, que não são muitos, são produzidos de forma de poesia/poema, nunca tinha lido nenhum livro nesse formato, mesmo não tendo tanta afinidade com poesia/poema, gostei muito.

A leitura flui rapidamente, tanto que li o livro em apenas algumas horas, a escrita da Cida é um pouco rebuscado, bem formal, mas, ao mesmo tempo leve e de fácil compreensão, que nos envolve e nos faz sentir o calor da fogueira e o vento produzido pelo longo vestido da Esmeraldo bater em seu rosto, encontrei alguns erros gramaticais textuais na obra, mas nenhum que chegasse á atrapalhar a leitura do mesmo, muitas vezes me perdia na leitura, e voltava para me situar, o acampamento deveria ter sido melhor construído, esperava mais detalhes do local onde os ciganos viviam, assim como os poucos personagens, queria uma melhor construção dos mesmos.



A diagramação do livro está impecável, além da sua capa muito bonita e rica em detalhes, a folha é a amarela que tanto amamos e ainda por cima, é cheia detalhes que embelezam ainda mais o livro, o box que recebi da editora, é meio que aveludado e vem com marcadores e não perturbe, além do livro Caldeirão de Bruxa.

A leitura desse livro é mais que recomendada, dá para se ler em uma tarde e intercalar com outras leituras, espero que tenham gostado da resenha, agora já vou pegar o próximo livro e embarca em mais um mundo novo. Beijos, até mais.



14 Comentários

  1. O que falar da capa desse livro? Só de olhar pra ela, sinto vontade de ter esse livor na minha casa. Não sou muito chegada a poesias, mas se é de romance... Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thai, a capa é realmente linda <3 Vale mais que a oena ler!

      Excluir
  2. Oi Vini =)

    Essa capa é linda demais, não sabia que tinha poesias envolvidas. Mas fiquei curiosa. Não sei, mas me lembrou um pouco a Esmeralda do "O Corcunda de Notre-Dame", pelo nome e por ser cigana. HAHAHAHAH Sim, eu sou uma "eterna-menina-Disney". Quatro estrelas é uma nota alta! Mal posso esperar para lê-lo. Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rob, sabe que não tinha percebido a semelhança?! hahaha
      Obrigado, que bom que gostou da resenha.

      Excluir
  3. Confesso que poemas/poesias não são meu tipo preferido de leitura. Mas adorei a premissa do livro. Esse estilo de contar a história com poesia é bem interessante. A capa é impecável *0*

    Abraço, José
    http://ospapa-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, uma ideia bem diferente o que a autora fez não é?
      Também amei a capa :3

      Excluir
  4. Olá!

    Eu amei a capa desse livro. Me conquistou por ter poucas páginas e por ser essa belezura.
    Sua resenha está maravilhosa. Bom ter um livro para ler em um dia, e ainda com uma história que envolve uma cigana tão bela.

    Abraços literais,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, livros com poucas páginas são um amor <3
      Obrigado pela visita e por ter gostado da resenha.

      Excluir
  5. Oi, Vini.
    Eu já tinha visto esse livro por ai, mas nunca tinha parado para ler uma resenha sobre ele, confesso que poesia não é um gênero que eu costumo ler com frequência, mas achei interessante as falas dos personagens serem produzidas dessa forma. Também gostei muito da premissa da história e essa capa é tão linda que eu compraria o livro só por causa dela kkk Enfim, gostei bastante da sua resenha e se eu tiver oportunidade irei tentar ler esse livro algum dia o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Nao conhecia o livro, achei a capa mais bonita e ele parece até ser interessante, mais como vi que envolve poesia deu até desanimo, pois não gosto muito de Poesias. Boa resenha essa sua.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Vinicius, tudo bem?
    Eu não me sentia a vontade para ler Esmeralda, mas depois de tantas resenhas positivas que li vou acabar cedendo. Não estou habituado a essas leituras, mas espero gostar bastante.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vinícius.

    Que capa mais linda, eu amo capas. Mas falando do livro. Nunca li uma trama que envolve-se ciganos e achei bem interessante. O tipo de narrativa com prosa e poesia que não me agradou muito, mas como uma leitura rápida posso arriscar depois.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
  9. Oii Vini, tudo bem?
    Que capa mais linda <3 Não me interessei pela história :/ Aqui dentro não despertou de curiosidade haha, não conhecia essa editora e parabéns pela parceria :D
    Espero sua visita *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vini! Tudo bom?
    Eu não me interessei pelo livro nessa resenha, acho que foi pela capa e pelo tema. A resenha ficou ótima, gostei bastante dos detalhes citados. Porém, esse livro não me entra! Não sei porque! Hahaha.

    Abraços,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir