Olá pessoal, hoje trago para vocês a resenha do livro incrível que foi publicado pela Editora Novo Conceito e foi escrito pelo Dan Gemeinhart, que transmite amor, dor e muita emoção, vem conferir.

A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Páginas: 224
Skoob
Compre: Saraiva | Submarino | Extra
Classificação

Sinopse: NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DA NOSSA VIDA. Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



Resenhas

Forte, impactante e comovente, essas são as palavras que definem A Mais Pura Verdade para mim, livro de estreia do Dan Gemeinhart.

Mark, um jovenzinho de apenas 12 anos, tem uma vida nada fácil, desdo começo de sua infância ele convive com uma doença, uma doença muito grave, um câncer,  que faz ele passar por crises intensas e longos dias no hospital, temendo o pior, temendo que sua vida se esvazie por completo, mas ele tem seus pais, sua melhor amiga Jessie, e o cão mais bonito e mais companheiro do mundo, que além disso tem heterocromia (cor dos olhos diferentes), Beau. Fora a inconveniência da doença,  Mark é um garoto normal, gosta de escrever, fotografar, brincar, compartilhar segredos com sua melhor amiga e não gostava nada de faltar a escola.

''É como um segredo - ele continuou, ainda chorando. - Não consigo guardá-lo, Jessie. É muito para mim. Posso chorar com você? Você guarda o meu segredo?''

A doença tinha dado uma trégua, um logo período sem crises dolorosas do câncer, sua família já estava começando a pensar que Mark estava curado, até que o indesejado acontece, o câncer volta, mais forte e Mark já está exausto de passar por uma bateria de exames, consultas, quimioterapias, e ver seus pais sofrerem, ele não quer passar por isso mais uma vez, ele não vai passar por isso mais uma vez, ele decide fugir.


Seu avô era um grande escalador e o Mark prometera a ele que escalaria o Monte Rainier e chegaria ao topo, e é pra lá que ele vai, pega sua mochila, e leva sua maquina fotográfica, seu caderno, seus remédios, seus equipamentos de alpinismo, e o Beau. Mark, apesar da pouca idade, planejou sua fuga do começo ao fim, deixando pistas falsas e controlando tudo, para que ninguém soubesse para onde ele estava indo, com exceção da Jessie, que fica muito angustiada, ela sabe pra onde ele vai, ele deve dizer ou não?

A montanha selvagem — bem no topo dela — era para onde eu estava viajando. Sempre soube que era loucura. Um garoto doente, fugindo de casa para escalar uma das maiores montanhas da América do Norte. Sozinho. É. — sempre pareceu loucura.

Durante a aventura, Mark se depara com tudo, passa fome, sede, frio, dor, saudade, sente-se injustiçado, por que todos tem uma vida normal e saudável enquanto Mark é doente e debilitado? Porque isso acontece com ele?  Mas ele tinha Beau, que o defendia de tudo e de todos, ele não media esforços para proteger seu dono, e essa é uma das mensagens mais lindas do livro, o valor da amizade, de uma amizade verdadeira, a lealdade de um animal. Beau não sabia onde estava se metendo, não sabia que estava caminhando para a morte, mas ele sempre estava ali, com o seu amado dono.

Beau era um cão pequeno. Mas tamanho não é documento quando o assunto é defender o dono. 

Outra coisa muito linda na história é o forte laço de amizade entre Mark e Jessie, ela sempre estava com ele, na saúde ou na doença, era quase um casamento, se precisasse ela estaria lá, Jessie é um diário ambulante da vida e de todos os sentimentos e dores do seu amigo Mark, era nela que ele encontrava forças. A relação entre ele e seus pais não é tão abordada na história, mas percebemos que é não é diferente da realidade, principalmente quando se tem um filho doente, seus pais, que não ganharam nome na trama, são sempre presentes na vida dele, atenciosos e preocupados, enquanto estavam no hospital com Mark eles disfarçavam força, sempre sorrindo e motivando o filho, mas, Mark via constantemente seus pais chorarem.

Pensei em Jessie. A melhor das melhores amigas. A visitante fiel. O sorriso mais caloroso. As vezes em que ela se sentara na cama ao meu lado sem precisar dizer nada. Só ficar ali. A guardadora de segredos. Pensei nas últimas palavras que a ouvi gritar quando estava prestes a desligar o telefone: "Eu preciso de você" 

Ao decorrer das paginas, vemos o Mark demasiadamente fraco e vulnerável, sua personalidade muda com a situação que esta passando, tem o Mark forte, fraco, impiedoso, medroso, confuso, indeciso e muitas outras características que podemos atribuir a ele. Tem cenas que são de cortar o coração, lágrimas chegaram aos meus olhos ao ler certas situações que o protagonista se metia, de ver a dúvida da Jessie e o medo dos seus pais.



Os personagens são super bem construídos, conhecemos seus exteriores e interiores, a leitura é de fácil compreensão, nítida e pesada, sentimos as dores, angustias, agonias, medos e felicidade dos personagens através da narração, que é intercalada em narração de primeira pessoa, onde o Mark é o nosso narrador, onde acompanhamos todo o seu percurso e a narração em terceira pessoa, onde ficamos sabendo o andamento da busca da polícia que foi acionada pelos pais, como a Jessie e seus pais está passando por essa dolorosa situação, sem notícias do seu amigo e filho, buscas em vão e nenhuma novidade. A forma que o autor escreve é fascinante e envolvente, fazendo com que devoremos o livro em poucas horas. O trabalho que a editora teve com a parte da diagramação da obra desde a capa até a última folha foi espetacular, tudo muito bem feito, com uma beleza incrível.

Capítulo narrado em primeira pessoa
Capítulo narrado em terceira pessoa
     
O desfecho da história me agradou bastante, assim como toda história, por isso classifico o livro com 5 digníssimas estrelas. Já esta mais que claro que super indico essa obra que me emocionou bastante, espero que tem gostado da resenha, e não esqueçam de comentar aqui embaixo, beijos.




30 Comentários

  1. A novo conceito só pode estar de zuera with me pois meus livros ainda não chegaram! E a sua resenha só está me fazendo querer ainda mais ler esse livro, li algumas primeiras impressões e me apaixonei com toda certeza irei chorar ao longo do livro. Mark deve ser a criança mais nhonhonho do mundo <3 e o cachorro? misericórdia quero ler!
    Parabéns pela resenha Vini ela está maravilhosa, assim como as fotos!
    beijos
    http://garotaliterary.com

    ResponderExcluir
  2. Oii,
    Eu recebi uma amostra desse livro, mas ainda não tive coragem de ler pq eu sei que vou gostar e ainda está na pré-venda!
    Esse Mark é uma fofura, acho que não vou aguentar e vou ter a amostra hahaha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  3. Também adorei o livro! Li muito rápido, fiquei nervosa, quase morri em algumas partes inclusive hahahahaha
    Adorei demais essa estréia, para mim foi um livro inovador e quero muito que o autor escreva outros e outros tipos para saber como é a escrita dele em outros tipos de livro.
    Amei a resenha, beijão!

    ResponderExcluir
  4. Você resenhou o livro *-*

    Eu recebi o livreto com as primeiras páginas, já postei as minhas primeiras impressões e estou esperando o livro completo chegar aqui *-*

    Parabéns pela resenha

    Malfeito Feito | FanPage

    ResponderExcluir
  5. Oi Vini <3

    Gostei bastante desse livro, a resenha vai ao ar essa semana ainda. Achei o livro bem emocionante e algumas partes me fizeram soltar algumas lágrimas. Beau é sensacional, quero um cachorro assim <3 Parabéns pela resenha, ficou excelente! Gostei das fotos =)

    Beijos,
    http://www.procurei-em-sonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Como assim vc já tem a resenha do livro inteiro??
    meu deus preciso mt disso, e essa resenha soh me fez aumentar a vontade de ler, sem falar das fotos q me deixaram com o gostinho de quero mais! já vou fazer a minha reserva
    parabéns pela ótima indicação!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vini! Beleza?

    Nossa, quanta vontade estou de ler este livro. Só li a amostra com os 6 capítulos até agora. Fiquei feliz que você gostou. Tenho certeza de que eu vou gostar também! Essas histórias assim sempre me comovem. Queria tanto ter um Beau! Eu até tenho um cachorrinho, mas ele não mora comigo. E quanto à Jessie? Quem dera eu ter uma amiga assim. É impossível não ficar emocionado com a história de Mark. Não vejo a hora de completar a leitura!

    Grande abraço!
    Fernando Tabosa,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Vinicius!
    Li a prévia que a Novo Conceito mandou e me apaixonei por Mark. Estou esperando ansiosamente o livro completo chegar para poder chorar e me emocionar com o restante da jornada. Sua resenha ficou maravilhosa, Beau é um cão apaixonante e Jessie é o tipo de melhor amiga que todos deveriam ter!
    Abraços!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hey Vini :D
    Estou terminando de ler a degustação que a Novo Conceito mandou. Acho que termino logo logo e vou aguardar ansioso pela chegada do meu exemplar pois depois dessa resenha fiquei com mais vontade ainda de terminar a leitura. A jornada de Mark está sendo bem difícil (até onde eu li hsuas) mas gostei muito dele pois ele nos mostra uma determinação e uma força de vontade além de sua fraqueza por causa da doença.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bastante blogs receberam os primeiros capítulos deste livro, então houve uma overdose de posts sobre ele e isto só me deixou mais e mais curiosa para ler! Agora que a edição está pronta podemos ver que ficou linda! Estou ansiosa pra ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Que resenha linda! Essa é minha próxima leitura ;)
    Li a amostra que a NC mandou, e estou mega curiosa pela continuação. Sua resenha me faz pensar que vou me emocionar ainda mais nessa próximas paginas.

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu li as primeiras 95 páginas que a NC me enviou e simplesmente amei a história, estou muito ansiosa para poder ler completo. Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii! Sou nova aqui, estou chegando há pouco e gostei demais da sua resenha, rs
    Eu recebi a prévia da NC e amei, fiz a minha resenha e enviei para eles o link por email, mas não houve resposta, acho que não vou receber meu exemplar gratuíto, rs
    Estou ansiosa para continuar e saber como vai acabar essa história.
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  14. Ahhh que história triste, não sei se tenho coragem de ler :/
    O problema com livros assim é que a gente acaba se deixando levar pelas dores dos personagens, né?
    Mas é uma ótima indicação! =)

    Fernanda
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ai meu Deus! Preciso concluir essa leitura.
    Vinícius, tu me deixou ainda mais doida de curiosidade. Saber que ele vai enfraquecendo e ficando mais vulnerável. Ah, Mark </3
    Amei a resenha.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu recebi a prova do livro. Adorei!!! Mas sua resenha tem muito mais coisas!
    Acho que terei de comprá-lo para terminar!!!

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu vi muitas opiniões sobre a prova do livro, e eu já tinha ficado super curiosa para ler. Agora eu quero mais ainda. É aquele tipo de livro que sei que vou chorar litros kkkkk Beijos

    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    eu li os primeiros capítulos desse livro e, apesar de não curtir Sick-Lit, adorei e fiquei super curiosa para saber como acaba.
    Achei sua resenha bacana e isso só aumentou minha curiosidade. Não vejo a hora do meu livro chegar logo.
    Já estou me preparando psicologicamente para chorar..kkkk
    Beijos
    http://clubedolivrope.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Vinícius, tudo bem?
    Li as primeiras 95 páginas desse livro na amostra que recebi da editora Novo Conceito. E estou completamente apaixonada pelo Mark e pelo Beau ♥.
    Achei a história de uma simplicidade muito bonita, a relação entre a criança e o animal é tão linda! Espero em breve adquirir o exemplar e poder da continuidade nessa leitura.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  20. Oooi,

    Eu li só as primeiras páginas e fiquei extremamente feliz em ver que o autor soube manter a qualidade durante o livro inteiro, isso faz toda a diferença.
    Gosto da narrativa divida, ficou otimo e não foi confuso. Quero muito a continuação <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  21. Li somente a prova que a Novo Conceito me enviou, e já quero o livro completo. mal vejo a hora de finalizar esta história :D

    Vanessa - Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir
  22. Que resenha mais lindinha! <3
    Estou com o livro já em mão para ler, mas ainda não me sobrou tempo. Mark parece mesmo ser um personagem espetacular, e imagino como os pais dele devem ter-se sentido no hospital, tentando dar muita força ao filho :'(
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?

    Eu sinceramente não curti esse livro, não li, mas o estilo dele não me agrada. Estou meio cansado de sick-lit, principalmente depois de alguns do Nicholas Sparks e do John Green, que dominam esse estilo com maestria. Apesar de achar a história de Mark comovente e de amar cachorros, infelizmente vou passar a leitura, principalmente por saber que no livro acompanhamos o "definhamento" de Mark à medida que o tempo passa, sei lá, por mais que seja comovente não é algo que eu vá apreciar. Gostei da resenha e das fotos, parabéns.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Mal vejo a hora de finalizar o livro para saber como a história do Mark termina. Essa narrativa é realmente emocionante e ensina muitas coisas ao leitor. Aliás, sou leitora de sick-lits e sei que a história vai me cativar.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Vinicius!
    Só li maravilhas a respeito desse livro, ele parece ter uma história bem sensível e tocante. Gosto de livros que emocionam, mas confesso que o fato de ser uma criança narrando a história e definhando aos pouquinhos, me faz não querer ler. Não sei se estou preparada para isso.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  26. Oi Vini, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, está muito bem escrita, parabéns.
    Adorei os personagens e esse pequeno livro nos passa inúmeras mensagens e possui grandes metáforas. O laço de amizade entre Mark e Jessie é realmente algo muito bonito e que na nossa atual realidade é bem difícil encontrar uma amizade assim. Acredito que TODOS deveriam ler A Mais Pura Verdade e conhecerem um pouco mais sobre esse garotinho que nos tem muito a oferecer.

    ResponderExcluir
  27. Oie *-*
    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler esse livro, porem são resenhas como a sua que fazem eu me apaixonar mais e mais por essa literatura. Eu ja li o inicio do livro em pdf e já vi que provavelmente vou chorar muitas vezes enquanto estiver lendo. Você escreve muito bem parabéns *-* Tirando as fotos que ficaram lindas <3
    http://malucosentimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Nossa, segundo blog que visito hoje e a resenha é do mesmo livro!
    A novo conceito arrasou nesse livro, amei as ilustrações, a capa, contra capa tudo em feito e a história parece boa.. assim que eu conseguir vou pegar para ler
    beijos
    entree-virgulas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Olá Vini, como vão?
    A Novo Conceito sempre lançando livros incríveis.
    Recebi o primeiro capitulo que a Editora mandou e amei. Assim que eu puder vou adquirir o livro pra leitura completa.
    Beijo
    http://www.livricios.com/

    ResponderExcluir