Olá gente linda, tudo bom com vocês? Hoje trago a resenha de um livro nacional incrível, uma distopia ótima e que entrou para minha lista de favoritos, vem conferir.

Supernova: O Encantador de Flechas - Renan Carvalho
Editora: Novas Páginas
Gênero: Fantasia/Distopia
Páginas: 440
Skoob | Booktrailer
Compre: Saraiva | Extra
ISBN: 9788581636795
Classificação: 

Sinopse: Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos. Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.





O Encantador de Flechas, livro 1 da trilogia/série Supernova, foi escrito pelo brasileiro Renan Carvalho, e teve sua segunda edição publicada pela Editora Novas Páginas, selo da Novo Conceito, que superou minhas expectativas e me levou para um cidade um tanto atrasada.

Leran Yandel está prestes a se tornar o homem da casa, com seus quase 18 anos de idade, ele é um ótimo atirador de arco e flecha, o que faz ganhar de presente, do seu professor, um arco e flechas, ele mora com sua mãe, Laura e sua irmã ema/gótica ~ risos ~ Luana, dois anos mais nova que ele, a relação entre eles é intensa e bastante descontraída, os diálogos entre os irmãos são bem engraçados, trazendo um toque de humor para a história.

Le, como é chamado pelos íntimos, está nos últimos dias da escola, e, infelizmente, sua vida acadêmica para por ai, já que em Acigam, cidade que reside, fechou as fronteiras, e desde então ninguém entra e ninguém sai. O fato do lugar ser cercado por muros e vigiada por guardas dia e noite não afeta apenas a vida estudantil da pessoas, mas também o comércio, e o avanço tecnológico do resto do mundo, fazendo que a cidade pare no tempo.

Adoro ver a cidade lá de cima. É o único lugar em que me sinto realmente livre, sabe? Posso ver o que tem além dos muros.

O motivo do fechamento das fronteiras nunca foi esclarecido para a população, fazendo com que os comerciantes se rebelassem e fossem para as ruas protestar, mas de nada adiantou, só causou raiva e inimizade e morte. O verdadeiro motivo para o isolamento da cidade é a magia, os governantes não querem que seus cidadãos sofram influência e nem saibam sobre a magia, mas a verdade é que um grupo de pessoas já conhecem a magia, praticam a magia, eles controlam os elementos, e conhecem a verdadeira ciência, e parte do que a escola ensina sobre a criação e as leis que regem o mundo são inverdades.

O grupo que se revoltou contra o fechamento das fronteiras há 16 anos atrás, é mesmos que conhece a magia, seus elementos, sua verdadeira história e a controlam, esse grupo é chamado de Guilda, seus membros vivem sendo perseguidos pelo governo, que enviam Silenciadores - assassinos natos - para mata-los e fazer com que suas mortes pareçam mera casualidade. Não ouse ir para a rua após o toque de recolher, você pode ser o próximo a morrer.



E assim vive a pacata cidade de Acigam, em uma ditadura interna e silenciosa, tudo por baixo dos panos do resto da população, tudo é controlado e tudo deve ser nos padrões que o governo impõe e ai de quem não andar nos trilhos.

Sempre que sai da escola, Leran vai para os fundos da loja do seu avô paterno, aprender a manipular a magia e encontrar com qual ele tem mais afinidade e habilidade para exerce-lá, escondido, é claro, pois seu avô manda ele ficar de bico calado e não comentar nada sobre com ninguém. Até aí tudo bem, mas o que Le não sabe, é de tudo isso que acontece nos ruas, da repressão, da guerra, da Guilda e da disputa, mas ele acaba sabendo de tudo isso em apenas alguns minutos, ao sair da loja, já muito tarde da noite, ele vê os Silenciadores fazerem seu trabalho, exterminando os magos, seu avô, que foi leva-lo em casa, sabia do que se tratava e rapidamente se escondem e vê que não mais tempo, nem o porquê de esconder a verdade do neto.

Bretor, avô do Leran, é um dos melhores e poucos magos que vivem em Acigam, líder da Guilda, resolve contar e ensinar tudo que sabe a magia, Le, indignado com a situação, se esforça ao máximo para absorver os ensinamentos e ficar a postos para qualquer situação.

Eu e minha família nos tornamos foragidos. Não é mais possível voltar á vida que levávamos antes.

Em poucos dias, a ditadura se intensifica, o controle e a repressão aumenta, tornando Acigam em uma campo de batalha, todos se refugiam, e as tropas de ambos os lados aumentam, lojas e casas são saqueadas e incendiadas, a linha ferroviária cancela o funcionamento e tudo entra em colapso. Quem era pobre, acaba ficando mais pobre ainda, e os ricos, moradores da Vila de Mármore, se deliciando com tudo que acontece, a fome passa a tomar conta do local, e a injustiça começa a pairar na cidade.


A história começa a esquentar a partir daí, as perseguições, fugas, ataques são incrivelmente bem descritas, nos inserindo por completo na estória, muita coisa acontece, a cada nova página é um novo desafio, novas descobertas, decepções e emoções, ficava boquiaberto enquanto lia e ansioso para saber o que acontece até chegar no final.

Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim. Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas.

Como toda boa distopia, não podia faltar o romance, nosso querido protagonista conhece Judra, uma menina misteriosa e muito bonita, que logo ganha o coração do Leran, e muitas coisas eles passam juntos, muitas mesmo.


Os personagens são cativantes, bem descritos e apresentam um grande evolução no decorrer da história, todos os personagens são importantes para a história, nenhum deles apareceram apenas para dar o ar da graça, eles tem um motivo para aparecem e também para desaparecem, infelizmente. O início do livro foi o mais difícil para mim, foi bem arrastado durante as 50 páginas, mas quando a ação começou, foi difícil se distanciar do livro.

Quando uma pessoa com quem você se importa deixa sua vida, o sentimento de perda é inevitável. 

O livro é muito bem diagramado, as ilustrações são lindas, o livro é divido em quatro partes, três partes sendo narradas pelo Leran e uma parte pela Judra, contém apêndices, que trás breves descrições de locais, personagens, encantos e um capítulo extra, temos também o primeiro capítulo do próximo livro, intitulado Estrela dos Mortos, pelo qual estou muito ansioso. O fim do primeiro livro foi espetacular, e surpreendente, foi completamente diferente de como eu pensei  que seria. A única coisa que me incomodou, foi os capítulos muito longos, mesmo com uma narrativa em primeira pessoa e fluída, essas grandes passagens se tornavam cansativas.


O Renan soube muito bem dosar um pouco de tudo na história, magia, mistério, ação e romance, deixando a obra completa e com um ótimo conteúdo, repleto de tudo que eu gosto. A leitura de O Encantador de Flechas está bem mais que recomenda, com certeza vocês iram gostar bastante, espero que tenham curtido a resenha de hoje. Algum de vocês já leram o livro? Conta aqui embaixo pra gente. Beijos e até mais!


15 Comentários

  1. Oi Vinicius!! Tudo bom?
    Não! Ainda não li esse livro! Embora curiosidade não me falte, é dinheiro que tá faltando mesmo haha. Ele tá caro, eu vou esperar uma promoção bem bacana da saraiva ou da submarino com ele haha Ele termina num cliffhanger muito ruim?! Ou dá pra ler e esperar tranquila o resto da saga? haha Eu li uma entrevista com o autor e fiquei curiosa, mas essa é a primeira resenha que eu leio e tá super detalhada, adorei! Parabéns ;) Eu não sou maluca por distopias, só me arrisquei com Jogos Vorazes e acabei pegando um spoiler de Divergente e desisti da leitura, pode me chamar de fraca. Mas eu quero ler essa sim, e já tô aqui com a pulga atrás da orelha pra saber direito porque esse povo não pode sair dessa cidade atrasada, eu ia pirar presa num lugar só. A diagramação é linda! E eu acho que todo primeiro livro de série dá essa arrastada na narrativa, a gente precisa se ambientar pra depois rolar mais ação contínua. Pelo menos é assim que eu leio por aí quando eu pesquiso haha Beijos!! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, to muito bem e você?
      Dá para esperar pelo próximo livro sim, mesmo com o final super hiper mega f*d*. Assim que ler, me conta o que achou, espero que gosto muito, assim como eu. Obrigado!

      Excluir
  2. Oláár, tudo bem?
    Eu ainda não li (Oh, novidade), porém, estou super interessado a respeito, pois beeeeeeeeem antes de começar o blog já li opiniões sobre a escrita do autor e cara, ESSA EDIÇÃO TÁ MUITO LINDA ♥ A sua resenha aumentou ainda mais minha expectativa sobre a obra, adoro livros do gênero e essa me aparenta ser uma ótima leitura!

    Abraçossssssssss MERMÃO!
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Vini,
    Adoro ver resenhas sobre nacionais <3 É sempre bom ver que a literatura brasileira da atualidade está ganhando cada vez mais espaço. Sobre esse livro, tenho certa curiosidade em lê-lo, talvez em breve, sua resenha me deu ânimo :)

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog

    ResponderExcluir
  4. Cara, preciso desse livro pra ontem KK Já tinha lido a sinopse dele em algum lugar, mas não tinha dado muita importancia e agora depois da sua resenha ele parece ser o tipo de historia que eu não consigo largar até terminar.

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Vini, gostei muito da sua resenha. Não conhecia a obra mas como sou apaixonada por distopias realmente fiquei bem curiosa sobre a obra. A premissa parece ser muito boa e a diagramação realmente é muito linda.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei encantada com a ilustração e com a preocupação do autor em trazer um apêndice com descrição dos personagens e lugares, ótimo para pessoas esquecidas como eu. Alguns começos de livro são bem arrastados mesmo, eu sempre demora para lembrar o nome dos personagens mas quando a história consegue nos envolver é impossível parar! Adoro magia e adorei sua descrição do livro!
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  7. Olá Vinicius,
    Estou lendo esse livro para o Clube do livro Ribeirão deste mês, que acontece no próximo final de semana e terá a presença do autor, infelizmente estou em época de provas na faculdade, então não peguei realmente firme na leitura, mas pelo começo e agora com a sua resenha, acho que vou gostar muito, até porque é muito o estilo de literatura que eu gosto.

    Beijos,
    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda tô meio na dúvida em relação a esse livro, muita gente tá gostando, mas eu sou meio do contra e tenho medo de não curtir tanto, o livro em si é muito bonito, adoro ilustrações e o preço nem é tão absurdo, mas mesmo assim vou dar um tempo antes de ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi Vinicius!
    Já estou com vontade de ler esse livro desde o seu lançamento, mas ainda não tive a oportunidade!
    Ele parece ser bem do estilo de livro me que encanta, ainda mais que foi escrito por um autor nacional, não é?
    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Vinícius, ainda não conhecia esse livro e já gostei pela capa! Eu sou fã de ilustrações (só fã mesmo, porque desenhar não é comigo!) e tenho alguns livros com a capa nesse estilo e que tem ilustrações entre os capítulos também e isso simplesmente dá um toque especial durante a leitura. A premissa da história também me chamou a atenção e é bem no estilo que gosto. Adicionando a minha lista de desejados agora!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Vinícius, tudo certo?
    Estou com esse livro aqui para ler e confesso que estou um pouquinho desanimada, talvez por não ser lá grande fã de fantasia. Saber que os capítulos são longos me deixaram ainda mais desanimada mas ainda vou ler, com certeza. Minha irmã leu e adorou.
    Gostei muito da resenha!

    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Vini,
    fiquei mega interessado nesse livro, parece ser algo bem movimentado com muitas reviravoltas e um suspense que deve pairar do começo ao fim. Achei uma ideia bem original por parte do autor pelo que li em sua resenha e espero descobrir a fundo quando ler a obra.
    Abraços

    Italo T - Eu li, e você?

    ResponderExcluir
  13. Oi Vinicius, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e o livro parece ser muito bom e cheio de ação. Adoro personagens bem construídos e gostei de saber que também tem a visão da Judra. As cenas de guerra devem ser bem intensas. Os capítulos grandes me desanimam um pouquinho, também não gosto, mas acho que vale a pena. As ilustrações pelo que já vi também são muito bonitas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Estou com livro aqui para ler e confesso que estava com receio. Adorei sua resenha e agora vou ver se pego logo o livro, rs.

    Beijos, Gabi
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir