Olá pessoal, tudo bom com vocês, hoje eu venho falar de um livro magnificamente perturbador escrito pelo Gordon Reece, intitulado Ratos e publicado pela editora Intrínseca, vem conferir.

Ratos - Gordon Reece
Editora: Intrínseca
Gênero: Triller/Suspense
Páginas: 240
Skoob | Booktrailer
ISBN:9788580570700
Classificação:

Resenhas


Não julgue um livro pelo seu preço. Ratos, livro de estreia do Reece, pode ser encontrado por até R$ 3,00 em várias lojas virtuais, eu paguei R$ 10,00 nesse livro e cada centavo valeu a pena.

Na obra, conhecemos a nossa protagonista Shelley, uma garota de 15 anos que tem aulas em casa e mora com sua mãe, em uma chalé bem afastado de toda a agitação e perigo da cidade, e que deu um bom trabalho para satisfazer as exigências da mãe.

“Fitando o céu, eu gostava de imaginar que vivia em uma época mais simples e inocente – de preferência antes de surgirem os seres humanos, quando a Terra era um vasto paraíso verde e quando a crueldade de ferir apenas por puro prazer era completamente desconhecida.”


As duas passaram por grandes problemas durante toda a vida, Shelley cresceu vendo seus pais, agora divorciados, discutindo dia e noite, as bebedeiras do seu pai, que uma vez, com a cara cheia, agrediu a esposa. Após o divorcio, passou a trabalhar em uma agencia de advocacia, mas até no local de trabalho ela não estava livre de perturbações.



Shelley viu suas três melhores amigas mudando dos pés a cabeça, tanto na maneira de vestir quanto na maneira de pensar, viu elas ficarem corpulentas, magras e passaram a pensar em garotos, mas com Shelley tudo foi diferente, ela não mudou bruscamente, não emagreceu, não passou a pensar em garotos, ela era a menina mais gorda de todo o colégio, ela não via problema nisso, mas outros sim, ela sofreu bullying das suas únicas amigas, e ela não podia fazer nada, ela era um rato, e não sofria aquele bullying apenas de xingamentos bestas, era um bullying brutal, massacrante e doloroso só de imaginar as terríveis cenas, que deixaram marcas tanto fisicamente como psicologicamente.

"Mas foram necessários meses de bullying até que eu finalmente compreendesse que eu era aquilo: um rato, um rato humano"

Shelley escondeu por muito tempo tudo que sofria na escola, mas um dia tudo veio a tona. Situações como as brigas constantes em casa e a luta diária com suas ex-amigas, deixaram ambas com medo de tudo e de todos, passaram a desconfiar mais das pessoas e do que elas são capazes. Por esses motivos, elas mudaram de residência, longe de todos, para assim começarem uma vida nova.



A vida no Chalé Madressilva seguia de maneira retilínea, com toda a tranquilidade e segurança que o campo lhe trazia, a rotina se manteve sempre a mesma e tudo acontecia como o desejado, até o triste acontecimento no décimo sexto aniversário de Shelley, durante a madrugada, um ladrão invade a casa, e tudo muda, quebrando a rotina, a tranquilidade e a segurança que pensavam que tinham. A partir dai, a narração parece estar em câmera lenta, tudo fica tenso, pesado, você passa a sentir o medo dos personagens, confesso que durante a leitura dessa parte tive que fechar o livro e tomar fôlego, fiquei tão imerso na narração que me senti completamente inserido na cena, presenciando tudo e sem poder fazer nada. Picos de altos e baixos acontecem em apenas uma página diversas vezes e mais reviravoltas aconteciam.


“Agora, estávamos amarradas e aterrorizadas, esperando para descobrir se o assaltante drogado nos mataria ou nos deixaria vivas.”

A forma Gordon nos mostrou a história é fantástica, a narração te prende do começo ao fim, um trillher psicológico aterrorizante, lhe dá angústia, revolta, e principalmente medo. Os capítulos são curtos e narrados por Shelly, que se eu encontrasse, não hesitaria em conversar e conhecer sua mente tão perturbada. O Reece soube muito bem construir seus personagens, nos mostrar realmente o que são vítimas, e o que são ratos, e como eles se parecem, e também que no jogo da vida, vale tudo, ou quase tudo.



A escrita faz muitas apologias a grandes obras e muitas vezes deixa o texto com um "quê" de filosofia genial. A diagramação do livro está simples, a capa é muito bonita e imita a toca dos ratos. Uma coisa que eu amei, é que o título do livro começa com letra minúscula, mostrando a insignificância de um rato, assim como Shelley se imagina, submissa e sem poder tomar decisões que a deixem receosa. O final do livro foi inacreditável, fez jus a toda obra e trouxe mais uma inesperável reviravolta.

Se você gosta de estórias como essa, de um bom suspense com essa dose de loucura e quer ler esse livro, leia-o preparado para todo tipo de cena, recomenda-se um estomago forte. Cinco estrelas é pouco para classificar esse livro, que tirou meu sono e me deixou atônito ao fim da leitura.


6 Comentários

  1. Oi Vinicius, tudo bem?
    Cara, adorei a resenha, está simplesmente magnifica. Eu não dava N-A-D-A por esse livro até compra-lo para uma amiga minha e presenteá-la. Ela elogiou tanto o livro que fiquei com vontade de ler, e quero descobrir sobre o livro também pela filosofía e metáforas, ele parece estar cheio delas. A capa da obra é incrível, eu adorei ver de perto o livro e ele é bem fofinho ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá Vini, nunca vi nenhum comentário sobre este livro por não ter nenhum interesse nele. Até pensei em comprar por ser bem baratinho, mas mudei de ideia e acabei desistindo de comprar. Mas depois de ler sua resenha, realmente mudei de ideia. Além da capa eu ter gostado bastante, a premissa está simplesmente maravilhosa! Parece ser uma obra bem forte e tensa e gostei muito principalmente pela personagem e toda a situação que ela passa.
    Meus parabéns pela resenha!
    Beijos, sucesso!
    www.inspiradaporpalavras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não importa o preço; se o livro é da Intrínseca, VALE A PENA.
    Confesso que algumas vezes passei por ele nas minhas andanças em lojas virtuais, mas nunca procurei saber a respeito do que se tratava. A trama parece ser bem interessante, do tipo que vale a pena parar e dedicar um tempo a leitura.

    O preço baixo é um bônus ;)
    www.apenasumahistoria.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Vini, estou muito interessada no livro e com receito também, por se tratar de bullying fico meio receosa por odiar esse tipo de ação. Espero que o livro tenha um fim bom, não aguento mais desastrosos finais de livros.
    Beijoos pela resenha!
    http://garotaliterary.com

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Sempre vejo esse livro em promoção e sempre muito barato, tenho muita vontade de ler esse livro, quero mudar de ares, sair um pouco dos romances, e esse livro parece ser uma boa pedida pra isso. Acho essa capa muito linda; assim que tiver dinheiro irei compra-lo.

    Mayla

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Também comprei esse livro numa promoção no Submarino mês passado, mas ainda não tive tempo de lê-lo. Só li críticas positivas do livro, então estou bem ansiosa, adoro livros de sucesso!
    Adorei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir