Olá, galera! Eu sou o Alan e estou começando hoje como resenhista aqui no Marcas Literárias. A minha resenha de estreia é sobre Fúria Vermelha, que é uma das minhas paixões mais recentes.



Fúria Vermelha - Vol. 1 da Trilogia Red Rising
Editora: Globo Livros
Gênero: Ficção Científica, distopia**
Páginas: 468
Skoob | Leia o 1º capítulo
ISBN: 9788525058225
Classificação: 

Sinopse: Fúria Vermelha é o primeiro volume da trilogia Red Rising, e revive o romance de ficção científica que critica com inteligência a sociedade atual. 
Em um futuro não tão distante, o homem já colonizou Marte e vive no planeta em uma sociedade definida por castas. Darrow é um dos jovens que vivem na base dessa pirâmide social, escavando túneis subterrâneos a mando do governo, sem ver a luz do sol. Até o dia que percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. 
Tomado pela vingança e com a ajuda de rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra para descobrir a verdade.

 Primeiro volume de uma trilogia, Fúria Vermelha é o livro de estreia do jovem autor americano Pierce Brown. Lançado nos Estados Unidos no início de 2014, em pouco tempo tornou-se um sucesso internacional, figurando na lista dos mais vendidos do New York Times e eleito o livro do mês da Amazon em fevereiro do mesmo ano. Seus direitos foram comprados pela Universal Pictures, que pretende adaptá-lo para o cinema.

 Fúria Vermelha é ambientado em um futuro onde os humanos passaram a colonizar planetas e satélites, dividindo a sociedade em uma hierarquia com castas geneticamente modificadas, nomeadas por cores. Darrow é um jovem nascido em Marte e pertence à base da pirâmide social, os Vermelhos. Há gerações seu povo trabalha para extrair do subsolo do planeta um gás que será usado para tornar a superfície habitável, para então se unir às outras Cores. Darrow cresce acreditando nessa promessa, até que uma tragédia muda drasticamente a sua vida e o faz perceber que vive uma mentira. Tomado pelo ódio e desejo de vingança, ele decide lutar pela liberdade de seu povo e o sistema opressor, com a ajuda de um grupo rebelde.

"Eu poderia ter vivido em paz. Mas meus inimigos me trouxeram a guerra."

 Sem dúvida alguma, este livrou foi o melhor que li em 2014. Logo quando a Globo Livros começou a divulgá-lo, fiquei bastante entusiasmado com sua premissa, li seu primeiro capítulo e, definitivamente, eu precisava tê-lo. Claro, comprei pouco depois que foi lançado e simplesmente devorei, com minhas expectativas sendo superadas.

 Para começar, o primeiro ponto que me conquistou foi a narração, feita pelo protagonista, em primeira pessoa. Com o livro dividido em 4 partes, a primeira funciona mais como uma ambientação até chegar ao pontapé inicial para o desenrolar da trama. Com Darrow, vamos descobrindo como é a sua vida, sobre as pessoas próximas a ele e os costumes do seu povo, dando uma ótima caracterização e envolvendo o leitor naquela atmosfera. Porém o personagem não é dos mais curiosos ou dos que vivem em busca de desafios, pelo contrário. Apesar da pouca idade (16 anos), ele é um homem maduro, trabalha esforçadamente e é casado. Posso dizer que o jovem beira a ingenuidade. Isso faz com que outros personagens precisem instigá-lo e mostrar o que ele não percebe, é aí que as coisas ficam mais interessantes: o leitor é despertado junto e passa a querer incentivar o Darrow também.

 Na segunda parte passamos a descobrir com protagonista muito mais sobre a Sociedade, como a humanidade chegou nesse ponto e, principalmente, vendo a sua forma de pensar mudar aos poucos. A história vai tomando forma e chegamos em um ponto que mergulhamos de cabeça, queremos seguir em frente cada vez mais. Não é difícil se acostumar à escrita, com detalhes na medida certa, a leitura não fica cansativa e flui facilmente, conseguindo imaginar cenários e personagens. Além disso, o autor parece ter o dom de terminar os capítulos de forma que seja quase impossível parar a leitura.

"A morte não é vazia como você afirma ser. Vazia é a vida sem liberdade, Darrow. Vazio é viver acorrentado pelo medo, pelo medo das perdas, pelo medo da morte. Digo que a gente precisa romper essas correntes."

 Darrow é um protagonista incrível. A atenção dada para o seu desenvolvimento é espetacular e vamos notando cada mudança ao longo da narrativa. Nós o conhecemos profundamente, entendemos suas motivações, por vezes o amando, outras odiando. Mas o destaque não fica apenas para ele, nenhum personagem apresentado é esquecido, se sua participação não é constante ou encerrada de forma definitiva, sabemos que ele voltará nos futuros livros. Pierce deixa todos os personagens bem distintos entre si, com histórias, personalidades e justificativas próprias, dando espaço para desenvolvê-los o necessário. Há aqueles que de fato roubam a cena, ou que você só sente desprezo, que você vai conhecendo aos poucos... Enfim, há personagens dos mais variados.

 Outro ponto que merece destaque são os momentos de ação, muito bem narrados e na dose certa. O autor consegue criar cenas com uma intensidade tão grande que nos prende e desperta nossa angústia, vontade de vibrar pelos personagens ou sofrer com eles. Há certa crueldade em determinadas passagens, o que passa maior realidade. Admirável também as estratégias criadas, dignas de uma guerra real e, para facilitar a vida de nós leitores, há um mapa onde podemos identificar os locais usados e entender melhor os planos.



 Com todo o cuidado na narração e contextualização, Brown criou um universo complexo e crível, levantando questões pertinentes à nossa sociedade. Toda a leitura não só nos empolga, como nos faz refletir sobre o que é levantado: jogo de poder, manipulação de informação, revolução e terrorismo são alguns dos temas recorrentes.

 A edição da Globo Livros tem um belo acabamento, a frase na capa ("Uma história de vingança e conquista de poder, comparada a Jogos Vorazes e a Guerra dos Tronos"), apesar de chamativa, pode incomodar algumas pessoas, porém não deixa de ser coerente. E não se engane, Fúria Vermelha vai muito além disso. O segundo livro, já lançado nos Estados Unidos com o título "Golden Son", está previsto para ser lançado em julho. A adaptação cinematográfica se encontra em fase de pré-produção, com Marc Forster (Guerra Mundial Z) escalado para dirigir e uma primeira versão do roteiro escrita pelo Pierce Brown.

 É isso, espero que tenham gostado da resenha e se interessado pelo livro. Não deixem de comentar o que acharam, irei adorar receber críticas. Até uma próxima!


31 Comentários

  1. gosto do gênero do livro, acredito que vai dar uma ótima adaptação pras telonas... bom saber que os capítulos nos instigam a prosseguir sem querer pausar a leitura, sinal de que ele não cansa nem entedia ^^
    ando correndo de séries ultimamente, mas por esse eu abriria uma exceção...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu já tinha lido sobre a série e fiquei bem interessada em ler, mas são tantas séries para acompanhar que vou deixar para depois e é sempre bom esperar a série terminar para não correr o risco da editora cancelar e a gente ficar na mão rsrs mas sua resenha ficou muito boa.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    nossa eu sempre pensava que Furia Vermelha era da Novo coneito rsrs,
    achei bem lega o livro, e a capa está linda, vou anotar a sua dica vou ver se
    compro no mes que vem
    Abçs
    Passa Lá No meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha eu gostei bastante da sua resenha, embora eu não esteja lendo esse gênero.
    mas da maneira como você desenvolveu sobre a história me deixou bastante curiosa
    e gostei disso de passar em um futuro e tudo mais. Gosto disso sabe? Mas eu não sei se pegaria para ler agora. Mas pode ter certeza que o livro ficará anotado aqui =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/lancamentos-editora-fundamento.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Esse livro tem a capa maravilhosa!!!! Mas não é muito o estilo que estou lendo no momento, gostei de ver sua estreia aqui, a resenha ficou detallhada mas sem spoilers, o que é bom!

    Acho que os autores tem que ter sempre um cuidado ao escrever uma obra para n~~ao ficar descritiva demais.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei da resenha, ainda não conhecia o livro. Achei a premissa do livro bem interessante, fiquei com vontade de ler e conhecer mais sobre o protagonista, que já me cativou.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eita, mais uma série que deu vontade de ler, apesar de eu ter prometido pra mim mesma nem olhar pra série. HUAHUAHUAHHAU.
    A capa tá uma coisa linda, hein? Segura, Amanda, segura!!!!

    ResponderExcluir
  8. Essa trilogia parece bem interessante, criativa e envolvente. Gostei da resenha e principalmente, de conhecer o livro. Não recordo de ter visto o livro em outro lugar, quando for à livraria, se o ver por lá, vou dar uma foleada.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da sua Resenha, o livro não me chamou muito atenção, mas agora pensando bem darei uma chance!
    beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Seja bem vindo ao Marcas Literárias <3 Começou arrasando, parabéns pela estreia. Adorei a sua resenha, esse livro me chamava atenção já pela capa e pela sinopse. Mas depois da sua resenha quero muito. Não esperava que ele era tudo isso não, confesso. Vamos ver quando serão minhas próximas compras literárias, espero incluir esse livro!

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha. Não sou muito de ler sagas e trilogias, mas sua resenha trouxe alguns elementos que me atraem em um livro e é provável que eu vá em busca dele algum dia. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Achei a premissa do livro bem interessante, mas o fato de ser uma trilogia não me anima muito!
    Mas você ressaltou alguns pontos positivos da obra que me deixaram curiosa e com vontade de ler esse livro, não agora, pois tenho muito livro aqui pra ler ainda, mas para uma leitura futura quem sabe...

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. A única coisa que chamou a minha atenção foram a capa e os mapas.
    Mas de resto não leria, não curto essa pegada distópica/ficção cientifica.
    Sua resenha ficou muito boa,bem explicada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Fui lendo a resenha e não conseguia parar de pensar no livro que estou lendo Elo, que é ambientado em outros planetas. E é incrível! Eu amo a possibilidade do ser humano morar em qualquer parte da galaxia.
    Eu sonho com isso. Com certeza lerei Fúria vermelha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, esse livro parece ser muito bom, com uma historia diferente e cheia de ação <3 Espero poder lê-lo em breve, mas talvez espere o lançamento do próximo livro para começar.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Se arrependimento matasse, hahaha. Eu perdi uma ótima promoção, mas não adquiri esse livro porque não dava nada para ele. Até agoooora. Meu Deus, é uma distopia incrível. Fui uma boba, haha. Quero muito ler essa história. Valeu pela dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Quando o livro lançou fiquei curiosa para saber sobre o que era, mas só agora fui ler uma resenha dele. E uau, porque não li antes? Adorei a premissa dele, preciso comprar logo! <3
    Sua resenha super me empolgou *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela resenha Alan você escreve muito bem.
    Eu conhecia o livro de vista por essa vida de face mas nunca li e confesso que nao tinha muito interesse mas de uns dias pra cá com a escolha da capa do livro dois e essa sua resenha estou repensando.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. OOOOOI, COLEGA. Parabéns pela sua resenha e por me deixar com mais vontade de ler esse livro! Sério. Ele está na minha lista há tanto tempo que me sinto mal cada vez que preciso deixá-lo de lado para dar preferência a outro :(

    Toda a história parece ser fantástica! E infelizmente não é um daqueles títulos que virou febre por aqui (e deveria ser). Espero gostar tanto da experiência de leitura quanto você.

    www.apenasumahistoria.com

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Primeiro parabéns pela sua estreia como resenhista, desejo muito sucesso pra ti.
    Ainda não conhecia a obra, fiquei um tanto intrigada co a história, gosto de livros que traz certos assuntos da realidade de certa forma com a mistura de ficção, esse jogo de poder e manipulação sempre me empolga, geralmente aprendo muito com isso, acabo observando mais os acontecimentos ao meu redor, mas só de imaginar mais um trilogia na minha lista entro em pânico, então por enquanto deixo o livro pra depois, sem aquela habitual urgência pra ler.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  22. Li a sinopse e pra falar a verdade o que me chamou a atenção mesmo foi somente o fato da trama se passar no planeta marte, algo que me lembra muito o vingador do futuro… Bom, sua resenha também me chamou bastante atenção, parabéns!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Alan!
    Adoro distopias, e confesso que não conhecia este livro. Fiquei muito interessada com a sua resenha, parece ser mesmo um livro muito bom. Vou procurar saber mais sobre ele e espero ler em breve.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Alan, tudo bem com você?
    Primeiro quero te dar as boas vindas por aqui :D
    Não sei porque, masa capa do livro me lembra Half Bad, haha, enfim, você escreve muito bem viu, parabéns. Achei a premissa do livro interessante, por se passar no planeta vermelho e tal, mas deve ser muito bom, já que você gostou tanto não é? Quem sabe futuramente eu dê uma chance :D

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  25. Oi, não tinha lido nenhuma resenha do livro ainda e amei a premissa e a sua resenha ficou maravilhosa. A única coisa que me desanima é o fato do livro ter continuação, estou com muitas series e trilogias intocadas aqui na estante e preciso lê-las já. Mas assim que terminar as que tenho, com certeza darei uma chance a essa trilogia.

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Amo todos os livros do gênero distópico e não conhecia essa obra ainda. Já fiquei com vontade de ler, mas tenho outras séries do gênero que tenho que ler antes.
    Curti a premissa intensa desse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Seja bem-vindo ao blog do Vini oo/ Bom, eu confesso que acho a capa desse livro simplesmente linda, mas a premissa mesmo sendo interessante não chama tanto a minha atenção, sabe? Por isso eu não fiquei animada com a leitura, mesmo a sua resenha sendo super positiva eu vou dispensar a leitura por enquanto, mas quem sabe da próxima.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Estou pessoalmente ofendida com essa resenha... Eu já quero tanto esse livro, aí vem você me faz essa resenha que inclui TUDO QUE EU MAIS AMO. Agora, como vou viver?
    Jogos de poder é quase meu sobrenome literário rs.
    Adorei a resenha e pretendo ler o livro e breve.

    ResponderExcluir
  29. Oiiii
    Eu adoro distopias, mas acho que livros do genero não tem muito o que surpreender né?
    Gostei de saber que o livro tem cenas de ação muito bem narradas. Mesmo eu não curtindo muito ação, mas gosto de me sentir na cena kkkk.
    Adorei a resenha, eu não conhecia o livro e amei.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/parceria-loja-mimos-da-re.html
    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/divulgacao-lancamento-e-promocao.html
    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/sorteio-herdeira.html

    ResponderExcluir
  30. Olá! Tudo bem?
    Não conhecia essa trilogia, mas, parece ser ótima! Fiquei com vontade de ler!

    Beijos!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  31. Oláa, sabe que não sou muito chegada a distopias, mas confesso que essa chamou bastante minha atenção, eu já tinha ouvido falar poucas vezes desse livro, mas amei a sua resenha, está incrível, e fiquei bem mais curiosa para conferir a leitura :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir