Duas mulheres em busca de uma única coisa, em busca do paradeiro do pobre Daniel Ray. Venha conhecer o livro da escritora Sarah Jio que foi publicado pela Editora Novo Conceito no primeiro semestre de 2015.

Neve na Primavera - Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama | Suspense | Romance
Páginas: 333
Skoob
Classificação: 

Sinopse: Neve na Primavera - Seattle, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.
Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade.
Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve.
Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos,
Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade. Ela descobrirá, também, que está mais próxima de Vera do que imaginava.


Década de 1930, mais especificamente 1933, a Grande Depressão tomava conta de boa parte do mundo, causando desempregos, conflitos sociais e muita fome. Vera Ray compartilhava o pouco que tinha com o seu amado filho, Daniel Ray, de apenas três aninhos, filho este que o pai não sabe nem da existência. Para garantir a sobrevivência dela e do seu filho vivia a trabalha como camareira de um grande e luxoso hotel de Seattle - cidade na que mora - e o que mais lhe doía, além da fome, era ter que deixar seu filho sozinho durante a noite para ganhar o pouco que os ricos queriam lhe pagar pelos serviços que realizava no local.

Mamãe nos deixava brincar na neve a manha toda. Era um sonho que se tornava realidade para uma aluna que espera escapar da aula de aritmética das manhãs. E foi um choque para todos. Neve em Maio.

Em uma das noites em que foi trabalhar no Olympic Hotel, despediu-se do filho e seguiu para seu turno, para retornar apenas na manhã do dia seguinte, naquele dia havia caído uma nevasca fora de época, não era comum ocorrer um nevasca na primavera. Pela manhã , ao chegar em seu apartamento, que mal tem dinheiro para pagar o aluguel, percebe que a porta estava entreaberta e seu filho não estava lá, a pobre mulher saí em desespero pela rua e a única coisa que conseguiu achar foi o urso que o Daniel dormia todas as noites sobre a grossa camada de gelo que se formou. Desde então, o foco da sua vida passa a ser achar seu filho, que pode ter fugido, ter sido raptado, ou até mesmo assassinado e tanta outras opções que não param circundar a cabeça da Vera.

Vera vai á polícia em busca de ajuda e como ela não era ninguém de grande importância para a cidade deram a desculpa que o menino fugiu e logo voltaria e por tanto não deram seriedade ao caso, e então a própria mãe vai á procura do Daniel e muita coisa acontece.



2010, um ano muito intenso para a Claire Aldridge, seu casamento anda de mal a pior, seu espirito de jornalista está esvaziando, o medo e a dor da perda lhe consome diariamente. Ao acordar, percebe que uma grande nevasca caiu na cidade, uma nevasca na primavera, uma coisa nada comum em nenhum lugar do mundo. Seu chefe pediu para que ela escrevesse uma matéria sobre esse acontecimento inusitado, e ela foi logo em busca de algo interessante para por no trabalho e descobre o caso em aberto do desaparecimento que aconteceu a quase setenta anos atrás nas mesmas circunstancias, bem geladas.

Eu vinha pensando em tomar a iniciativa havia meses, mas, cada vez que eu tentava dar  um passo pra frente, dávamos dois para trás, ás vezes três.

Esse trabalho que foi incumbido para ela traz de volta seu eu jornalista e seu astral sobe enquanto realizada a matéria, logo ela sente a angústia da Vera e vai tentar descobrir o que realmente aconteceu naquela época.



Os capítulos são narrados pelas duas em suas respectivas épocas e de uma maneira incrível se completam e há sim uma diferença na escrita da autora durante as narrações. Quando lemos a história pela visão da Vera, temos um vocabulário mais rebuscado, mais culto, mais formal, como tudo costumava ser na década de 30, já quando lemos pelo ponto de vista da Clarie, percebemos um linguagem mais informal, do cotidiano, como costuma ser hoje em dia.

Narrado em primeira pessoa, conseguimos extrair muito bem a mensagem que o livro traz durante a leitura, Sarah tem uma escrita bem leve e fluída, em sua obra ela aborda vários temas reais e que até hoje esta presente ao nosso redor, como a forte diferença de classes sociais principalmente em países de primeiro mundo, a falta de comprometimento de polícias com casos de pessoas com baixa renda, traição e tantos outros que você só descobre lendo.



O livro me prendeu do início ao fim, todos os personagens contém uma personalidade bem construída e de grande relevância na história, todos têm seu motivo para aparecer na história e ninguém sai dela sem deixar um ensinamento. Além do mistério principal da história, que é o que aconteceu com o Daniel, tem muitos outros, e um dos que mais me irritou, foi ficar martelando mil e uma possibilidades em saber o porque a Claire tinha tanto trauma de tudo que tivesse relação com hospital, mistério esse que só desvendamos em meados da história.

A diagramação do livro está show! Folhas amareladas, espaçamento na medida certa, a capa bem simples e ao mesmo tempo bonita, não achei nenhum erro de digitação ou de concordância durante a leitura, que foi de ótimo agrado.



E vocês, já leram algum livro da autora, o que acharam da sua escrita e da história contada? Não deixem de comentar aqui embaixo, hein? Espero que tenham gostado da sugestão, beijos e até mais!


12 Comentários

  1. Oi, Vinicius! \õ/
    Estou lendo esse livro atualmente e gostando bastante da escrita, é a primeira vez que leio algo da Sarah Jio e antes desse lançamento eu li algumas resenhas sobre o seu outro livro publicado pela Novo Conceito (cujo o nome me deu branco agora rs) e eu fiquei tipo: "Nossa, parece ser bom mesmo" aí eu comecei a ler umas resenhas sobre "Neve na Primavera" e cara, só tinha resenha positiva, então corri para ler HUAHUAHAAU. Bom, gostei bastante dos seus comentários a respeito, por enquanto estou gostando bastante da história em si, e adore essas mudanças de narradores, ficou bem interessante com a Vera e a Claire. Espero finalizar a leitura brevemente e postar logo minhas impressões! Ótima resenha!

    Abraços,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vini! Beleza?

    Cara, você falou tão bem desse livro que fiquei louco para ler! Sua resenha ficou ótima. Acho que vou procurar o epub ou comprar mesmo. Quero ler ainda mais depois da sua resenha.

    Abraço,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vinicius! Tudo bem?

    Eu não fazia ideia da existência desse livro. Sério. Daí li a sinopse e pensei "Hm. Pode ser bom" e então li sua resenha e, como já disseram aqui, fiquei com MUITA vontade de ler. Meu Deus. Parece ser incrívelllll! Adoro essas histórias que se passam na década de 20 ou 30, porque cada uma tem um contraste gritante com a outra. E essa, por se passar em 1933, chamou minha atenção de cara.

    Preciso. Quero.
    Obrigada por fazer essa resenha! haha

    m3raki.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Craca, nunca tinha ouvido falar sobre esse livro! Mas gostei muito da premissa e adorei essa capa!
    Beijos,
    Al

    www.meusdespropositos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii tudo bem?
    Já tinha visto algumas indicações desse livro só que nunca parei para ler uma resenha dele. Não esperava muita coisa dele e pela sua resenha to vendo que estou mega enganado. Quero muito lê-lo ;)

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha eu estou bastante curiosa para ler esse livro, porque quem resenhou para mim foi uma das minhas colaboradoras que disse que o livro tem umas mensagens muito lindas e também que é muito bom. Eu estou procurando não colocar muita expectativa na leitura para não me decepcionar, mas espero gostar bastante. Eu adorei a sua resenha, porque me deixou hiper curiosa. Espero ler assim que tiver chance. PARABÉNS viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-muito-alem-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  7. Oie Vini! ;)
    Esse é o primeiro livro que confiro da autora e gostei muito da forma como a Sarah trabalhou a história e os personagens, me emocionei bastante em alguns capítulos, chorei em quase todos na verdade. Vera foi uma lutadora assim como Claire.

    Abraço e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Vini,
    Tenho visto tanto sobre esse livro ultimamente que minha vontade de lê-lo só aumenta cada vez mais! Gostei dos seus comentários sobre o enredo e as fotos usadas para ilustrar, ficaram lindas!

    Abraços,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  9. Oi Vinicius!
    Eu li um livro da autora, As Violetas de Março, que foi lançado pela NC já faz um tempinho. É uma história linda e, quando soube que eles lançariam, mais um livro dela, fiquei ansiosa.
    Ainda não li, mas com tantos elogios é impossível não ficar curiosa a respeito dele. Adoro um bom romance e se ele tem uma pitada de drama, já me ganha de imediato. <3 Espero gostar!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  10. Olá Vini! Tudo bem?

    Eu estou tão louca por esse livro! <3

    A história parece ser lindíssima e emocionante! E essa capa ficou perfeita!

    Já está na minha lista de desejados e espero gostar também!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Vini, eu estou com esse livro na minha estante para ler e estou super curiosa! Adorei sua resenha, com certeza ele será um dos próximos que irei ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. A capa é linda a história é maravilhosa e eu preciso logo desse livro
    Já está nos desejados

    ResponderExcluir