Na Ponta dos Pés é o livro de estreia de uma das minhas mais novas autoras favoritas, Brandy Colbert, o livro chegou no Brasil pela V&R Editoras no mês de maio, já finalizei a leitura e venho aqui contar o quão satisfatória foi.

Na Ponta dos Pés - Brandy Colbert
Editora: V&R Editoras
Gênero: Drama
Páginas: 333
Classificação: 

Sinopse: Theodora está melhor. Voltou a se alimentar e a sair com alguns caras. Além disso, está se dedicando como nunca para se tornar uma grande bailarina profissional. Mas o repentino retorno de seu melhor amigo, Donovan, depois de quatro anos sequestrado, lança Theo de volta aos momentos que antecederam o fatídico episódio. Surge em sua memória a lembrança do sequestrador… 
Donovan não fala nada sobre o que viveu no cativeiro. Dizer a verdade poderia colocar em risco tudo aquilo pelo qual Theo havia lutado: sua imagem, sua carreira, sua reputação e seu verdadeiro amor. Na ponta dos pés é um livro arrebatador. A vida conturbada de uma jovem talentosa nos faz acreditar que a superação pode ser difícil, mas sempre há tempo para recomeçar.


Ao receber o email da editora perguntando se gostaria de receber um exemplar de Na Ponta dos Pés para resenha-lo, não hesitei, mas fiquei com um pé atrás, a julgar pelo nome e pela a capa, pensei que se tratasse de alguns assuntos femininos, não que livros com esses temas sejam ruins, eu só nunca tinha lido nada sobre, mas caí bem feio , o livro vem tratar de temas bastantes discutidos ultimamente, temas fortes, que nos amedrontam, o balé foi só a base da casa, que no caso é o livro.

Theo, ou Theodora, como preferir, mora em Illinois, uma cidade próxima à Chicago, tem dezessete anos e desde três anos tem aulas de balé em uma das melhoras companhias de Chicago. Sua rotina deixou de ser a mesma desde o dia em que seu melhor amigo, Donovan, foi sequestrado quando ambos tinham apenas treze anos, o caso é um mistério, não existe suspeitos, a cidade em que mora é pequena, tudo foi vasculhado e ele não foi encontrado, meses e meses se passaram e sem nenhuma novidade no caso, ele teve que ser arquivado, os montes de repórteres que passaram meses na frente da sua casa também foram saindo do seu jardim.



Theo foi a última pessoa a ver o Donovan no dia em que ele foi sequestrado, como era vizinhos, sempre iam a escola  juntos, naquele dia, Donavan pediu para que a Theo fosse na frente pois ele tinha "coisas" a resolver, deste modo, ela passou horas e horas prestando depoimentos para a polícia e sua privacidade foi totalmente esquecida desde o momento em que os repórteres de televisão, revista, rádio e outros meios de comunicação acamparam na frente de sua casa.

Ela teve que se adaptar a tudo que estava acontecendo ao seu redor, teve que adaptar a sua vida sem a presença de seu amigo, e o que levava a esquecer todos os problemas, mesmo temporariamente, era o balé.

Acho que tive que descrever essa roupa para todo mundo da cidade, porque queriam saber como o Donovan estava vestido na última vez que foi visto.

Quatro anos se passaram, e em uma quinta-feira, após sair do ensaio do balé, Theo foi com alguns amigos comer em um restaurante ali perto, fez o pedido e então ela percebe que todos estão com os olhos vidrados na TV e nesse momento percebe que estão falando do Donavan, do garoto que ela não vê a quatro anos, e o âncora do jornal diz que ele voltou e está em casa. Ela nem chegou a comer a sopa de lentilha que tinha pedido.

Ao chegar á sua rua, que esta toda fechada e cheia de pessoas sedentas por novidades do caso do Donavan, ela se apresenta aos policias e a deixam passar, é recepcionada com um abraço dos pais, ela esperava notícias, porém, até então não tinham muitas, a única coisa que ela soube foi que seu amigo não falava, simplesmente isso, desde que chegou, não falou nada, não abriu a boca.

Com o passar dos dias, os nós foram se desatando, já tinham um suspeito, já sabiam onde ele estava, não estava em cativeiro, vivia normalmente como qualquer pessoa. Todas as informações que a polícia obteve foi por meio de pessoas que conviviam com ele, de vizinhos e pessoas que moravam próximo a ele. A Theo fica pensado se ele foi sequestrado ou fugiu com o até então sequestrador.

Eles conheciam o sequestrador, ele namorou a Theo durante alguns meses, ele disse a ela que tinha dezoito anos, quando na verdade, na época tinha vinte e seis anos, eles fizeram sexo, ela se apaixonou por ele e não tinha noção do que ele tinha feito com ela era errado e não entendia o porquê dele pedir tanto para manter o relacionamento em segredo.

Desde do dia em que o Donavan voltou ele não apareceu em público, a mãe dele não aceitava a visita de ninguém, nem atendia os telefonemas. A escola em que estudavam estava um caos, a cidade só falava nisso e é claro ela foi intimada para depor, para falar o que sempre falou nos últimos quatro anos, mas desta vez tinha algo a mais para contar, algo que pode dar um fim nessa história, porém, ela ainda acha que senti algo pelo maldito sequestrador. O que fazer quando o coração fala mais alto que a razão?

Em algum momento, passamos do desejo para a necessidade, e a emoção tomou conta do nosso beijo.

Além de todo esse dilema que está passando em sua vida, tem que se preocupar com os intensivos de verão, um grande passo para aqueles que pretendem seguir uma carreira profissional no balé, e também com a estética do seu corpo, ela tem que manter seu corpo magro e esquelético, e passa a fazer a Dieta do Arco-Íris, e sempre que pensa em comidas que fuja da linha dessa dieta, se belisca em algumas partes do corpo, e esse foi o motivo por ter parado em uma clínica de reabilitação para pessoas com distúrbios alimentares anos atrás.

Como toda jovem, ela voltou a se apaixonar, mesmo marcada pela dor do seu primeiro relacionamento que acabou sem ao menos uma conversa, o problema é que ela esta está apaixonada por um garoto que já tem namorada, e essa paixão proibida vai abalar ainda mais toda sua vida.

O livro é divido em duas partes, ambas narradas por Theo, cheia de sofrimento, nela, ela expõe todas as feridas e as incertezas do seu coração, e também todo o seu amor pelo balé, que gostei muito das muitas passagens em que ela estava na companhia de dança, conheci mais dessa arte, que é muito bonita e delicada.

O Phil disse que queria ser uma mosquinha para poder entrar no vestiário das meninas. Ri da cara dele quando me dei conta que estava falando sério. Minhas colegas usam sutiã trinta e seis e têm quadris retos, mas ele disse isso não importa, peitos são peitos mesmo que pequenos, acho que ele ficaria decepcionado. Além do mais, aqui tem cheiro de suor e chulé.

A escrita da Colbert me conquistou logo nas primeiras páginas, sutil e leve, a leitura flui de forma rápida e bem dinâmica, os capítulos não são tão longos, o que deixa o livro mais leve ainda, mesmo quando trata de pedofilia, abusos, sexo na infância, medos, drogas, dúvidas, padrões de beleza e de um coração ferido.

A única coisa que me incomodou durante a leitura foi a repetição de "aí", no Brasil, o uso dessa expressão é considerada vício de linguagem, não sei se em inglês, nos EUA, também seja, ou talvez tenha sido a forma de adequar melhor texto na hora da tradução.

O livro partiu meu coração em muitas situações, situações complicadas demais, questões que nunca pensaríamos que vivenciaríamos, mas que a Theo vivenciou. Os personagens e os locais são todos bem construídos e descritos, dando um toque a mais de realidade em toda a história que fiquei apaixonado e li em poucos dias. A trama é cheia de altos e baixos, e cheio de ramos, que no final descobrimos que faz parte de um único pé. O final foi maravilhoso.



O trabalho de capa e diagramação está demais, assim como o livro em si, gostei muito, a fonte e espaçamentos estão de bom tamanho e as folhas, é claro, que as amadas amareladas. Espero que vocês tenham gostado da resenha, por hoje é só, e não esqueçam de comentar aqui embaixo, hein? Beijos e até mais!


13 Comentários

  1. Olha primeiramente quero te dar os parabéns pela sua resenha, porque está muito bem escrita. Adorei a trama do livro. Achei bastante interessante, embora não seja um livro que pegaria para ler nesse meu atual momento, porque acho que tudo tem uma hora certa pra ler né? Mas mesmo assim amei tudo que você contou sobre a história e espero ter a chance de ler assim que tiver tempo.


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/dia-de-quote-6.html

    ResponderExcluir
  2. Essa história parece ser maravilhosa! Fiquei curiosa para saber mais.

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá :) Sua resenha ficou encantadora! *-* Nunca tinha ouvido falar nesse livro, adorei a proposta, é o tipo de livro que chama a minha atenção, pois o assunto é tocante, retrata a realidade, o enredo é instigante, :) achei muito interessante essa "mistura" de mistério e balé. :) Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  4. Oláá

    Quando vi esse livro eu jurei que era um romance agua com açúcar. Nunca imaginaria tantos temas fortes abordados na mesma leitura e amei ver isso acontecer.
    Amei saber que os capitulos são bem curtos pq isso sempre ajuda e facilita nossa leitura.
    Adorei sua resenha e obrigada por me mostrar que estava enganada em relação ao enredo.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Bom quando vi essa capa me apaixonei de imediato, não li a sinopse fui direto pra resenha e fiquei encantada com a história. Estou necessitando de ler livros como esse, algo me diz que eu vou amar esse livro, pois ele parece não ficar preso só em um assunto como percebi não fala só do caso Donovan, mas acontecimentos que o rodeiam e que acabam sendo assuntos que não passam despercebidos, me senti na obrigação de lê-lo. Assim que eu guardar um dinheiro com certeza irei atrás desse livro.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom? Em primeiro lugar, adorei as fotos. Sua resenha está muito boa, você apontou todos os pontos que achei necessários no livro. Aliás, estou com ele aqui, entretanto, ainda não o li. Concordo que a diagramação está lindaaaaa.
    Eu, no lugar de Theo, saberia o que fazer. Pelo menos eu acho, né sçjflsdja
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá... tudo bem??
    Nossa tive que respirar um pouco antes de comentar... confesso que somente pela capa eu não imaginava que a história seria assim, mas me peguei totalmente surpresa com o enredo.... adorei a premissa e quero ler esse livro... a capa é simples, mas cheia de significados... os temas abordados são fortes e chegou em uma parte da resenha que meus olhos ficaram marejados... porque... nossa... o caras se aproveitam da inocência da criança e faz uma coisa dessas e o pior de tudo que a criança não se sente que está fazendo algo de errado e ainda se sente culpada pelo cara ter sumido aff... fiquei muito interessada... Xero!

    ResponderExcluir
  8. Olá Vini,
    O livro parece bem legal e trata de temas que eu adoro ler em um livro, mas ele não parece algo crítico. Pelo que li em sua resenha acredito que não gostaria da personagem e teria problema para ler o livro, mas, não devo julgar antes de dar uma chance.

    ResponderExcluir
  9. Olá meu amoor!
    Eu amei a premissa deste livro, me interessei bastante e super empolgada para saber o desfecho dela.
    Imagina estar na pele dela? Ter se acostumado com a ausência do amigo e do nada ele reaparecer? que choque.
    Preciso dessa livro pra ontem!
    Beijoos
    http://garotaliterary.blogspot.com.br/2015/07/resenha-uma-curva-no-tempo-69.html

    ResponderExcluir
  10. Olá ! Apesar de gostar de drama no momento não estou muito nessa vibe, rsrsrsrsr
    Gostei da sua resenha .

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa para saber como a história se desenrola. É muito difícil encontrar livros que citam balé, que é uma coisa que adoro, então o livro já tem um ponto positivo comigo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  12. Oii!

    Eu amo ballet e danço também então já é um ponto positivo para o livro ^^ Gostei muito da capa e a história me chamou muito a atenção! Já coloquei na listinha :)
    Amei a resenha! Parabéns :)

    Beijos, Amanda *-*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, achei a trama do livro muito interessante, já estou morrendo de curiosidade de ler! Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir