Oi, gente! Tudo bem com vocês? Bem, dessa vez venho falar de Os Goonies - adaptação do filme de mesmo nome, que provavelmente os nascidos na década de 80 ou 90 já assistiram. Confiram o que achei da leitura.


Os Goonies
Editora: Darkside
Gênero: Aventura
Páginas: 240
Skoob
ISBN: 9788566222005
Classificação: 

Sinopse: O clássico filme infanto-juvenil, "Os Goonies", volta direto dos anos 1980, adaptado para livro. Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças - os Goonies - segue em busca de um tesouro escondido, em uma história fantástica de amizade.











"Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear,
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony
Para sempre, sem temor."

 A história acompanha os Goonies: um grupo de amigos (Mikey, Bocão, Gordo e Dado) que moram na região das Docas Goon. Todos os moradores do local estão para ser despejados, porque um empresário está negociando comprar as casas dali, derrubar e então construir um campo de golfe. Como ninguém tem dinheiro o suficiente para comprar os terrenos antes do empresário, aparentemente não há nada que possa ser feito a não ser buscar outro lugar para morar. Porém os quatro amigos, claro, não querem sair de onde cresceram, muito menos serem separados.



 Mesmo com poucas esperanças, os garotos não deixam se abater e, em uma de suas reuniões na casa do Mikey, resolvem explorar o sótão, onde o pai do menino guardou algumas coisas do museu (onde trabalha). No meio de coisas antigas, curiosas ou não, encontram um mapa. Mas não é um mapa qualquer, ele aponta o esconderijo de um lendário tesouro escondido por Willy Caolho, famoso pirata da região. Claro que para muitos tudo não passa de uma história contada ao longo dos anos, sem veracidade alguma. Mas os jovens, em especial Mikey, agarram-se nessa oportunidade única de salvarem suas casas. Se a jornada em busca de um tesouro por si só pode ser perigosa para crianças, as coisas pioram ao ter perigosos bandidos como inimigos te caçando.

"E eu sabia que, pela primeira vez naquela noite, estávamos todos juntos, realmente juntos."

  Um dos maiores pontos positivos do livro são seus personagens principais, bem distintos entre si. Mikey, quem narra o livro, é um garoto um tanto tímido; Bocão por sua vez, como indica o nome, é um tagarela; Gordo é... bem... famoso por suas “mentiras”; e o Dado é um pequeno inventor, que sempre tem algum dispositivo mirabolante. Mas estes não são os únicos a terem destaque. Brand, irmão mais velho (e implicante) do Mikey, acaba por se unir a eles, junto com duas colegas de colégio: Andy, por quem Brand é apaixonado, e Steff, sua melhor amiga.



 A narração em primeira pessoa, feita pelo Mikey, traz uma sensação bastante legal de estar conversando com o personagem, como se fosse um velho amigo seu contando como passou as férias. Esse clima ajuda a leitura a fluir e dá um envolvimento na história. Conforme avançava, mais eu me sentia um goony. Também é ótima a interação entre o grupo de amigos e dá um tom especial à narrativa; identificam-se ali de fato crianças com um forte laço de amizade, que pode ser encontrado no seu colégio, no seu bairro e até entre os seus amigos. Há também o Sloth... mas este é alguém para se conhecer lendo.



 O humor é presente em todo o livro, com momentos de realmente fazer gargalhar – algumas vezes tive que me conter para não rir no ônibus, voltando para casa depois da aula. A história pega um ritmo bom de verdade apenas quando o grupo começa a “caça ao tesouro”. Porém, em alguns momentos a leitura torna-se um pouco cansativa, talvez pelos longos capítulos.

"E então eu pensei que talvez fosse isso o que eu estava fazendo aqui embaixo o tempo todo - tentando suportar ser uma criança."

 É interessante observar como há um desenvolvimento na amizade do grupo, em especial a evolução do Mikey e de sua relação com o Brand. Há determinados acontecimentos que podem soar fantasiosos demais, mas é o que deixa a história única e retrata a infância de forma encantadora. Afinal, qual criança nunca sonhou partir em uma emocionante aventura?

 Mesmo para aqueles que nunca tenham visto o filme, mas gosta de uma aventura leve e divertida, fica a sugestão de leitura. E para aqueles que conhecem (e tiveram sua infância marcada por ele) fica a sugestão reforçada, para não só aproveitar o sentimento de nostalgia, mas conhecer alguns detalhes a mais da história (incluindo um epílogo).


3 Comentários

  1. Confesso que não faz meu estilo de livro , mas parece ser muito bom
    gostei da sua resenha , super completa e com ótimos detalhes do livro
    eesmaltecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi oi!
    Tenho Os Goonies faz um tempo e não sei porque ainda não li...
    Acho a história super legal, mesmo nunca tenho visto o filme (pois é, acho que vivo em outro mundo).
    Quem sabe eu não deixe de procrastinar e leia em breve....
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie! Já li Os Goonies e adorei. A história de amizade dos meninos são demais e é um livro muito gostoso de ser lido. Estou muito curiosa para assistir o filme.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir