Comida a vontade, bebidas de todos os preços e gostos, assuntos dos mais variados, gente de todos os tipos, seja bem vindo ao Festim das 12 Cadeiras, escrito por Elvis  DelBargo e publicado pela Editora Schoba.
Festim das 12 Cadeiras - Elvis DelBargo
Editora: Schoba
Páginas: 163
Skoob

Sinopse: Festim das 12 cadeiras - Ao comprar um conjunto de 12 cadeiras russas para o jantar anual, um casal homossexual descobre um tesouro embaixo do estofado de uma delas. Com as contas bancárias transbordando, os milionários resolvem manter o tesouro na cadeira e doá-lo ao primeiro convidado que se sentar nela. No entanto, eles percebem que isso será um problema quando um dos convidados não comparece ao jantar.
Estruturando-se nas comédias de costumes, nos deparamos com uma crítica social de um humor ácido extravasante dos diálogos preconceituosos dos personagens mais bizarros que poderiam surgir numa sociedade cheia de interesses.
Narrado de forma corrida como um roteiro cinematográfico e com diversas referências à cultura popular, o autor traça uma paródia ao clássico conto russo 12 cadeiras, de Ilf and Petrov, e ao filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock.

Laerte e Carlão é um casal com uma conta bancária estufada de dinheiro, eles fazem questão de mostrar o que tem para todos, moram em uma mansão enorme - redundância ou não? haha -, todos os imóveis da casa valem uma grande fortuna e mesmo com a casa toda mobiliada não se cansam de comprar mais coisas.

Como de costume, eles fazem uma festa e convidam 10 pessoas para participar, e para essa ocasião, eles resolveram comprar 12 novas cadeiras, que vieram da Rússia, de uma coleção única. Laerte resolve sentar em uma dos assentos e sente que tem algo estranho, resolve tirar o estofado da cadeira e se surpreende ao se deparar com várias moedas de ouro, perolas e outros itens valiosos, avaliado em mais ou menos 100 mil reais.



Mas então, o que eles iram fazer com o itens da cadeira? Eles já eram ricos demais, e esses 100 mil reais não iria fazer muita diferença, então, resolveram deixar o dinheiro na cadeira e o convidado que sentar nela, leva o prêmio. Porém, algumas coisa começam a dar errado, um dos convidados não sabe se chegará a tempo e o outro está de cadeira de rodas, e talvez esse plano cômico e interessante pode ir água abaixo.

Se a vida realmente imita a arte, vamos transformar isso numa trama de Hitchcock. Vamos esconder o tesouro na cadeira e ver se alguém realmente desconfia, como em Festim Diabólico.

Durante o jantar é quase uma disputa pra ver quem se sobressai dos demais para garantir seu lugar na festa do próximo ano, um zomba do outro sem o menor pingo de respeito ao próximo. Os diálogos são muito engraçados, falam de tudo e de todos, os mais variados assuntos com certeza você vai encontrar durante a conversa entre os personagens.



Durante o livro, nos temos alguns flashbacks de quase todos os convidados, e diga-se de passagem que alguns não são tão relevantes para a o andamento da história. A narração é feita em terceira pessoa e contada como se fosse um filme o que eu achei bem legal e dinâmico. O livro também contém muitas referências culturais que me senti um completo ignorante por não conhecer muitas das citadas ao decorrer da obra.

A leitura do livro foi super rápida, li em dois dias. O que me incomodou durante a realização da mesma, foi que o autor ficava a todo momento falando que os casal era  gay, ficamos sabendo disse na primeira pagina do livro e mesmo assim a repetição era constante, outra coisa que vale ressaltar aqui é que tem muita palavra de baixo calão, mas é muita mesmo, que chega a incomodar, ler dois à três palavrões por parágrafo, ou até mesmo mais, mas em suma, foi uma leitura prazerosa e muito engraçada, dei muita gargalhada e me imaginei no canto da sala de jantar assistindo tudo aquilo e rindo sem parar.



O trabalho da editora foi muito bem realizado, a capa está muito bonita, em relevo e em uma qualidade maravilhosa, a diagramação também está ótima, folhas amarelas, boa fonte e bom espaçamento. Para quem gosta de uma leitura com poucas reviravoltas, com um final inesperado a leitura está mais que recomendada, e param quem gosta de sair da zona de conforto, mais um livro para adicionar a listinha de próximas leituras. Espero que tenham gostado a resenha, por hoje é só, beijos e até mais!


10 Comentários

  1. Oi Vini! Tudo bom?
    Preciso dizer que adorei sua resenha! Eu desconhecia o livro até ela, e não posso dizer que a premissa seja inteligente, mas achei bastante... nova e o autor teve bastante criatividade em criá-la.
    Fiquei bem curiosa para saber mais sobre os personagens e quem ganhou o prêmio. E até mesmo para saber o que acontece com o coitado do cadeirante. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Vini,

    A resenha está ótima. Esse livro é um daqueles que você precisa ler para se divertir. Em relação a literatura russa é uma literatura mordaz que vai ao amago do ser humano. Por tratar-se de uma espécie de paródia fique interessado como foi tratado isso.

    Wilson Brancaglioni
    http://www.estantedowilson.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vini. Tô com uma enorme vontade de ler esse livro, parece ser muito bom e despretensioso, a capa não me agrada muito, mas a história é no estilo que eu gosto.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Vini,
    Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, é uma historia um pouco diferente, parece bem interessante, mas infelizmente não me chamou muito a atenção então eu vou deixar passar a sua sugestão ok?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  5. Essa capa me chamou tanta atenção! É a segunda resenha que vejo desse livro. Histórias diferentes me cativam cada vez mais, até porque vejo tanta coisa parecida
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Vinicius, tudo bem?
    Esse livro é o tipo de livro que foge da zona de conforto de todos por ser um livro tão louco. Eu gostei muito da obra e dos temas abordados, porém, como já conversamos, o final ficou a desejar. De veras é um livro bem engraçado

    Italo Teixeira - Eu li, e você?
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vinicius! Fico feliz que o livro tenha de arrancados sorrisos e que você tenha se sentido na sala de jantar com os personagens! Abraços e até a próxima! :)

    ResponderExcluir
  8. Ei Vinicius, já tinha visto uma resenha desse livro e fiquei bem curiosa com ele. A história parece ser bem engraçada e divertida, espero poder lê-lo em breve. Achei a capa linda!

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  9. Olha eu não conhecia essa obra e achei bastante interessante a trama.
    Mas eu não leio muito o livro desse gênero embora eu deveria, porque queria conhecer
    como os autores abordam sobre o homossexualismo e tudo mais. Ainda mais agora que virou moda na nossa literatura por conta do preconceito e tudo mais. Eu queria conhecer sabe um pelo menos. Mas eu ainda não li nada. Mas eu adorei esse livro. O unico problema é as repetições que vc citou. Eu tbm acho isso muito chato e cansativo na leitura =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/dia-de-quote-7.html

    ResponderExcluir
  10. Eu li umas 4 resenhas desse livro e elas me convenceram a ler o livro.
    E preciso confessar que a sua foi uma das melhores que eu já li.
    Amei e espero ler o livro em breve,
    A premissa é interessante e a diagramação está MARA

    ResponderExcluir