Oi, galera! Dessa vez minha resenha é sobre "A Noite dos Mortos-Vivos", do John Russo que adaptou o filme de mesmo nome, no qual ele foi roteirista. Esse é o último livro que li do box CineBook Club (que traz também "Psicose" e "Os Goonies"), espero que gostem da resenha!

A Noite dos Mortos-Vivos - John Russo
Editora: DarkSide
Gênero: Suspense | Terror
Páginas: 320
Skoob
ISBN: 978-85-66636-21-5
Classificação:

Sinopse: Se hoje os zumbis estão em alta – influenciados em grande parte pela série The Walking Dead e por games como Resident Evil e filmes como Zumbilândia, além de contracenar com Brad Pitt – é porque, em 1968, George Romero e John Russo se reuniram para escrever o roteiro de A Noite dos Mortos-vivos e mudar a história do cinema. O filme revolucionou o mito sobre as criaturas que voltavam do além: as superstições vodus das velhas produções B deram lugar à epidemia de fome canibal nas ruas norte-americanas. Criaturas similares já haviam aparecido antes nas telonas, mas foi em A Noite dos Mortos-vivos a primeira vez em que foram retratados como uma praga devoradora de carne humana.




Em 1968 os zumbis ganharam popularidade com o filme A Noite dos Mortos-Vivos, hoje considerado um clássico. E não é para menos, a história aborda uma epidemia zumbi de ma forma inovadora para a época. O livro homônimo foi escrito por John Russo - roteirista do longa -, assim como sua continuação A Volta dos Mortos-Vivos (que não possui uma versão cinematográfica) e ambos foram reunidos em um livro lançado no Brasil pela editora DarkSide - apresentando mais um clássico do terror com uma edição impecável. Como há duas histórias distintas, irei falar delas separadamente.

A Noite dos Mortos-Vivos

 Aqui nos são apresentados Bárbara e seu irmão, Johnny. Os dois estão indo visitar o túmulo de seu falecido pai, coisa que repetem todo ano como se fosse um ritual. O rapaz reclama, não gosta de fazer a visita, uma vez que o cemitério fica numa região “isolada” e leva horas para chegar; enquanto sua irmã se importa muito com o ato e o faz com prazer. Já está anoitecendo quando decidem voltar, porém seus planos são interrompidos por uma estranha figura que os ataca. Johnny, a fim de proteger sua irmã, entra em luta corporal com a criatura, mas é morto. Aterrorizada com a cena, a moça tenta, desesperadamente, fugir.

"Tudo parece tão breve, tão... inútil, não é? Viver um pouquinho e depois morrer? Tudo parece resultar em nada."

 O desenrolar da trama se dá quando Bárbara encontra abrigo em uma casa e conhece Ben (personagem que, ao meu ver, foi o único a passar algum carisma). Basicamente, todo o livro gira em torno das pessoas presentes naquela casa tentando sobreviver, enquanto vão recebendo informações do que se tratam aquelas criaturas ferozes, sobre a situação em outras regiões também atacadas etc. Porém, o que pode ser mais interessante, são os conflitos que ali vão acontecer: confronto de ideias são quase inevitáveis, principalmente em momentos de muita pressão ou quando o medo pode falar mais alto. Há alguns capítulos um pouco monótonos (principalmente quando a Bárbara tem algum foco, a personagem não é nada interessante), o que prende o leitor mesmo é a expectativa, a vontade de querer saber o destino daquelas pessoas. A surpresa mesmo vem nos últimos capítulos, onde não dá para parar de ler.



A Volta dos Mortos-Vivos

 Dez anos após o primeiro caso de ataque de zumbis, tudo parece caminhar bem. O motivo pelo qual os mortos voltaram a vida nunca foi bem esclarecido e entre alguns ainda existe o medo de que volte a acontecer. Um acidente com um ônibus, que matou todos os passageiros, faz com que um grupo de pessoas vá até o local e retire os corpos para perfurar seus crânios, assim evitando que retornem como mortos-vivos, mas a chegada da polícia impede que o façam em todos os defuntos. Não muito depois a epidemia de zumbis está de volta.

"O amanhecer é um momento de renascimento.
 Toda vida sente isso, o novo despertar para enfrentar novos começos."

 Se a primeira história deixava os zumbis um pouco de lado para foca na tentativa de sobrevivência dos abrigados na casa, dessa vez a história mostra de forma melhor como pessoas ruins podem tirar proveito da desordem. Os personagens em destaque dessa vez são três jovens irmãs (uma grávida) que moram com o pai (muito religioso) numa zona rural, dois policiais e uns criminosos que vão parar na casa dessa família na primeira noite do ataque. Conforme a história avança vemos que o perigo não está apenas com a ameaça dos zumbis ao redor da casa, mas entre as pessoas dentro dela. Em comparação ao primeiro livro, este tem um desenvolvimento melhor e os fatos prendem mais o leitor.

 Como um conjunto, as duas histórias têm uma boa escrita e a leitura flui facilmente. Destaco a descrição nas passagens com zumbis, onde o autor inclui pus, ossos expostos, cabeças sendo abertas e outros detalhes que, em alguns momentos, causava certo nojo (nesse ponto, o primeiro livro chega a ser mais impactante que o filme, inclusive) - vejo isso como um ponto positivo. Particularmente, gostei mais de A Volta dos Mortos-Vivos, pelo seu desenvolvimento e personagens. Não deixo de considerar a forma como o autor apresenta os acontecimentos de modo realista, algumas atitudes podemos imaginar facilmente acontecendo numa situação de pânico/desordem total.



 A edição [já desejando a “Limited Edition”] não deixa a desejar e também inclui fotos do filme. Fica a indicação do livro para quem curte histórias de zumbis e/ou terror, ou algum curioso pelo gênero (não considero a história das mais “fortes”, então pode ser um bom início).
 


9 Comentários

  1. Cara, eu adoro esse filme!! Foi o primeiro filme de zumbi que já assisti! Hahaha

    Não fazia ideia que tinha o livro!
    A capa e o acabamento interno está muitoooooooo legal também!!

    Adorei a informação! Ficarei de olho para uma futura aquisição. Hahaha

    Bjs!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu ainda não conhecia esse livro, mas eu sinceramente não tive muito interesse não.
    Até porque eu não gosto muito desse gênero. Tem quem goste, mas eu sou mais romance e coisa mais fofa sabe? hahaahahah

    Mas enfim...Ficou muito bem escrita a sua resenha.
    Gostei da maneira que você abordou, mas terror comigo não dá mesmo! hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-promessa-da-rosa.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Alan, faz um bom tempo que lembro de ter visto esse livro na livraria.. A capa é bem legal e chamou minha atenção, mas nunca tinha parado para ler uma resenha e saber melhor do que se tratava.. Achei estranho porque nem sabia que existia um filme kk, gostei da resenha e me interessei pela obra, pelo que li ela parece ser boa, principalmente pelo fato de que a leitura flui e pela narrativa..

    Abraços
    Caíque Fortunato, Entre Páginas de Livros
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá... a DarkSide é sempre impecável com seus lançamentos, fico babando mais pelo trabalho deles rs.
    Bom eu curti demais a história, mas fiquei com receio sobre a ressalva que fez e tenho medo de me cansar durante a leitura... afinal quando se fala de zumbis temos que ter sempre ação, para que a leitura fiquei movimentada... pelo que de sua resenha eu iria gostar mais do segundo livro.. Xero!

    ResponderExcluir
  5. Cara este lance de zumbis não rola para mim eu vejo as pessoas falarem tão bem sobre TWD e me pergunto o que tem de tão especial , obviamente não conhecia este livro e nem fazia a menor ideia de que tem um filme sobre ele, estava lendo esta sua premissa e pensei olha não é que parece ser legal quem sabe não vale a pena ,mais dai vc me afugentou completamente quando mencionou "Destaco a descrição nas passagens com zumbis, onde o autor inclui pus, ossos expostos, cabeças sendo abertas e outros detalhes que, em alguns momentos, causava certo nojo" , sou do tipo mega sensível e sim este é um dos motivos que eu não curto zumbis , imagino que para quem goste este livro seria perfeito ,gostei muito da sua resenha

    ResponderExcluir
  6. Oi Alan...
    Sua resenha está ótima, mas menino eu tenho um sério problema com o gênero, por isso eu vou passar a sua dica, morro de medo de livros assim... sim eu sou problematica hahahaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Não é do tipo de livro que me atrai, mas a capa é daquelas que me chamam a atenção. Eu acho que eu teria medo de continuar o livro e acabaria deixando o de lado, quem sabe um dia eu não perca isso
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Vini, tudo bom?
    Nunca assisti A noite dos mortos-vivos, e também ainda não li o livro, mas sei de que box você está falando porque uma amiga minha tem (aliás, o que é aquela edição linda de Psicose???!)
    Realmente, é bem ruim quando os personagens são fracos e não nos conquistam. O ápice de todo o livro depende deles, e quando são mal explorados fazem a história ir de mau a pior.
    Que bom que o segundo livro foi melhor que o primeiro. Gostei, também, da desenvoltura da segunda história. Pareceu-me bem mais interessante. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  9. Cara, coincidentemente tava na netflix há pouco e vi a indicação do filme pra assistir.
    Pela sinopse lá do filme o enredo dele é bem parecido com o odo livro em questão pelo que parece na resenha. "Viajo" nessas edições da darkside, mas não sou muito corajosa para ler certos livros de terror, mas esse seria dos que leria, porque não tenho tanto medo de zumbis. Gostei muito da sua resenha!
    XOXO, Carol.
    http://anamatosferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir