Foto: http://www.belapsicose.com/

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Depois de uma sumida de quase um mês, hoje eu trago a resenha do livro que o escolhido para leitura durante o mês de agosto no Clube do Livro, parece que a resenha atrasou um pouco, não foi? HAHAHA

A Desconstrução de Mara Dyer - Michelle Hodkin
Gênero: Sobrenatural
Editora: Galera Record
Páginas: 378
Classificação:


Sinopse: Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la....


A Desconstrução de Mara Dyer foi, e continua sendo um livro que causou muitos murmurinhos pelo booktuber e pela blogsfera literária, fato esse que só fez a minha curiosidade aumentar, e meu desejo de ler o livro me engolir, mas com o preço lá no alto, a vontade foi passando, mas aí, o livro foi escolhido para ser a leitura lá no Clube do Livro, e então, não poderia deixar de conferir a obra.

Logo de cara, conhecemos a Mara Dyer, Rachel e Claire, amigas que estão ousando brincar com o tabuleiro de ouija - aquele em que se coloca o dedo no copo e ele vai se movendo até as letras -,  eu não teria tanta astucia, e seis meses depois, nos deparamos com a nossa protagonista em um hospital, acabando de acordar de um coma que durou 3 dias, e que ela não lembra de nada do que aconteceu.

Rachel, Claire e Jude, seu novo namorado e também irmão de sua amiga Claire, morreram em um desabamento, apenas a Mara ficou viva, mas ela não lembra de como foi para em tal prédio, não lembra se quer do prédio que estava.

Sem amigos, sem saber o que aconteceu e ainda por cima sofrendo de um transtorno de estresse pós-traumático, seus pais resolvem mudar de cidade para tentar uma vida nova. Em meio de semestre, Mara e seu irmão super protetor, Daniel, se matriculam em uma das melhores escolas de Miami, e é óbvio, eles começam a estudar, o primeiro dia de aula da Mara não foi nada maravilhoso - trocadilho bosta esse, hein? - ela começa a ver a sua amiga falecida Rachel, e se não me engano, o teto da sala desabando e ela acaba desmaiando, claro, que tudo foi fruto de sua imaginação causado pelo TEPT.

Meu nome não é Mara Dyer, mas meu advogado disse que eu precisava escolher alguma coisa. Como pseudônimo. [...] Sei que ter um nome falso é estranho, mas confie em mim: é a coisa mais normal a respeito da minha vida no momento.
Essas alucinações se tornam frequentes, e nos, leitores, muitas vezes somos enganados, e assim não dá pra confiar em nossa protagonista, as vezes não é possível destingir o real da ilusão, embaralhando nossa mente. Sua mãe fica sabendo disso e mesmo ela sendo psiquiatra, encaminha a filha para outra profissional da área, para tentar reverter as coisas, e fica apenas nas tentativas.

As alucinações se tornam ainda mais frequentes e junto dela, flashbacks do dia em que perdeu os amigos e nos instigando ainda mais a devorar mais e mais páginas para enfim descobrir o que aconteceu naquela noite que mudou completamente sua vida.

Mas a trama não fica só no suspense, também tem uma pitada de romance, na escola ela esbarra com o Noah, um dos caras mais populares da escola e num sem querer querendo, eles acabam namorando e partilhando diversos segredos e outras coisas que você só descobre lendo.

O livro tem uma pegada sobrenatural, não posso falar nada dessa parte do livro, pois, qualquer coisa que eu falar referente à isso, pode ser considerado spoiler e acabaria com a leitura do livro, que pra mim foi muito boa, a estória demora um pouco a pegar um ritmo mais acelerado, mas quando chega, você não sente vontade de largar o livro.

O plano não era perfeito, mas era a coisa mais autodestrutiva em que conseguia pensar, e eu precisava muito me autodestruir. 

Hodkin, tem uma escrita bastante peculiar, que te prende bastante e também nos deixa bastante confuso, mas esse fato se dá por conta da Mara que não é tão confiável, então, quando forem ler, sem pressa, leia com calma para não se perder como eu me perdi várias vezes. A autora deixou muitos pontos sem nós nesse primeiro livro que creio eu que será resolvido nos outros dois livros da trilogia, que confesso, estou bem curioso para ler, mas não quero ler ebook.

Não tenho como falar da diagramação do livro desta vez, li o ebook, e desse modo não da pra perceber os detalhes, mas eu não achei nenhum erro linguístico e também não deu pra trazer fotos do livro para vocês pelo mesmo motivo, mas espero que tenham gostado da resenha, não deixem de comentar aqui embaixo, beijos e até mais.


3 Comentários

  1. Muito obrigada pelos créditos <3

    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelos créditos <3

    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vinicius!

    Depois de passar pelo #MêsdoHalloween no blog, estou fugindo um pouco de leituras assustadoras assim! Hahahahahaha

    Mas a história me parece muito interessante por conta de todo esse mistério ao redor do que aconteceu seis meses antes. Fora que eu seria capaz de fazer xixi nas calças se encontrasse um fantasma (mesmo que fosse uma amiga minha)! Hahahaha
    Confesso que sou completamente cagona! xD

    Mas vou ficar de olho nesse livro para ler futuramente. Me chamou muito a atenção.

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir