Olá pessoal, cá estou atualizando o blog mais um vez e desta vez com uma resenha do livro do Fernando Aguzzoli, cheio de amor e emoções.
Quem, eu? - Fernando Aguzzoli
Editora: Paralela
Páginas: 248
Classificação: 


Sinopse: Em 2013, Fernando Aguzzoli abriu mão do emprego e dos estudos para cuidar de sua avó Nilva, diagnosticada com Alzheimer. Da convivência dos dois surgiram momentos divertidíssimos, histórias e confidências que o neto resolveu compartilhar em uma página criada no Facebook. Alimentada diariamente por Fernando com posts, fotose vídeos, a página comoveu centenas de pessoas e conquistou milhares de fãs. Assim surgiu o livro Quem, eu?, que chega agora em nova edição revista e ampliada, com uma reunião de todos os momentos vividos entre os dois, além de entrevistas com profissionais para ajudar outras famílias que enfrentam esse mesmo obstáculo. Asmemórias de Fernando são uma verdadeira lição de vida, e prometem muitas risadas e momentos emocionantes.


Quem, eu? vem eu contar a história do Fernando com sua vozinha Nilva, diagnosticada com Mal de Alzheimer, uma doença degenerativa, até o momento incurável que atinge principalmente idosos.

No livro, Aguzzoli não vem falar somente da doença, diferentemente do que eu pensava, ele vem falar do amor, companheirismo, confiança, união que existe entre uma avó e um neto. A história é recheado de humor, díficilmente você não irá rir com as artimanhas da Vovó Nilva.

Não há no mundo valor que supere a reação meiga e alegre de alguém reconhecendo que é amado. Amar não é uma lembrança; é uma regra da alma.

Embargado em uma mar de emoções, eu me deliciei na leitura desse relato cheio de amor, não tem como falar desse livro sem falar amor, estão interligados, a amizade existente entre os dois é perceptível nas primeiras páginas, o laço que os liga é maior que tudo.

Da mesma forma que a Nilva fez ao Fernando nascer, Fernando fez a mesma coisa ao saber do diagnóstico da avó, trancou a faculdade de Filosofia ainda no segundo período, largou os planos de uma microempresa e tudo que consumisse tempo pois ele agora seria todo da sua avó, seria seu pai.



Cuidar de uma pessoa com Alzheimer não é nada fácil, ver aquele ente querido que você tanto ama regredindo cada dia mais é angustiante, pode ser que hoje ele lembre de você, amanhã ninguém garante.

Somos colocados a par das situações mais hilárias e intimas dos dois até o momento da partida da Nilva, confusões - em vários sentidos das palavras -  passeios, tatuagens inexistentes e muitas e muitas outras.



O livro não é muito longo, recheado de fotos, de mais de 70 diálogos entre eles e de uma série de perguntas e respostas sobre o Alzheimer, Aguzzoli traz todo seu agradecimento e reverência  à vida da sua avó, que mesmo diante dos problemas a vida pode continuar agradável e cheia de humor.

Com certeza, Quem, eu? foi uma das melhores leituras que realizei esse ano, emocionante, tocante e real, eu possivelmente estou convivendo com uma vovó Nilva aqui em casa, e talvez esteja vivendo o que o Fernando viveu, espero que não seja o que estou pensando em relação à minha vozinha, mas se for, amor e humor não vai faltar. Espero que vocês tenham gostado da resenha e não esqueçam de comentar aqui embaixo, hein? Beijos e até mais!


23 Comentários

  1. Ei, tudo bem?
    Não conhecia a page no facebook e fiquei encantada sobre o que o livro se trata. É uma história linda sobre o amor e todo o cuidado que você tem por aqueles que ama. Tenho certeza de que é um livro emocionante, entrou para lista de leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  2. ess elivro deve ser lindo! Vi algumas matérias com ele e achei bem emocionante e lindo, ele cuidar da avó. Uma atitude que poucos tê hoje em dia.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Já conheço esse livro hã um tempo e ele já está na minha lista de desejados. A história é realmente linda e tenho certeza que irei me emocionar muito.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi esse livro, mas acho que não conseguiria lê-lo no momento, minha avó faleceu este ano e ainda estou vivendo o luto. :(

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Já ouvi falar muito desse livro e eu morro de vontade de lê-lo. Parece ser uma história emocionante e muito linda. E eu sou muito emotiva com certeza eu irei chorar muito quando lê-lo.


    Mayla

    ResponderExcluir
  6. oiiie,

    Esse livro é tipo de tirar da zona de conforto e mostrar a gente dá mais valor a nossa vida. Adorei essa história, do amor dele pela avó, mostrando que o amor supera tudo. Espero logo em breve lê-lo.

    Bjs
    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Olá :)
    Nossa que fofura esse livro, uma história real e mega interessante que até o momento eu não tinha ouvido falar.
    Tive um colega na faculdade que também precisou trancar o curso para cuidar da avó.
    Faz parte da vida de alguns e assim como eles um dia cuidaram de nós, precisamos ser carinhosos e fazer nossa parte.
    Além de lindo parece ser bem instrutivo. Adorei a dica :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  8. O livro me parece ser bem fofinho e convidativo. Quem sabe quando eu tiver a oportunidade, eu não leia, não é mesmo? Haha

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    O livro me parece super bacana, o enredo parece ser lindo e fiquei bem curiosa para conhecer. Assim que tiver uma oportunidade estarei lendo com certeza, muito obrigado pela dica. Feliz 2016!

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro que retratasse o mal de alzheimer.
    Fiquei muito curiosa para ler.
    Já me apaixonei pelo livro só pelas fotos lindas que tem nele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oi..
    Muito linda a atitude do neto, muito bom saber que ainda existem pessoas assim, fispostas a cuidar de seus familiares. Achei a ideia muito bacana e nova, na que sao poucos livros que retratam a doença. Adorei resenha.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Que livro fofinho. Gostei desde a capa, e aí quando li a sinopse me apaixonei. É o tipo de livro que eu gosto de ler: emocionante. Vou procurar mais sobre e vou comprar, vai ser uma das minhas leituras de 2016.

    Beijinhos,
    Pizza and Books

    ResponderExcluir
  13. Ola..
    Não conhecia o livro e adorei..
    Deve ser mesmo emocionante acompanhar a vida de uma pessoa com a responsabilidade de cuidar de alguem com Alzheimer, uma doença tão cruel..
    Com certeza irei ler..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Alzheimer é realmente uma doença muito, muito cruel e difícil. O Fernando ter abordado isso no livro com diálogos e imagens divertidas é bem interessante. Sinceramente não sei se irei ler pois não faz muito meu tipo de leitura e acredito que ficaria muito "pra baixo" lendo, mas foi muito legal conhecer sua opinião sobre o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Poxa, tenho medo dessa doença, mas leria esse livro com maior prazer!
    Adorei a premissa, com certeza farei o esforço de ler esse ano.
    Beijos
    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olha eu nunca vi esse livro.
    Eu nem sei se leria sabe, até porque até então não li nada do tema.
    O único livro que li sobre doença foi UM NOVO AMANHECER e ZACK E MIA
    Espero poder ler outros temas esse ano, vamos ver

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-na-mala-do-imigrante.html

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é ótimo e traz uma linda mensagem <3
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ai que fofo! É uma atitude que poucos fariam, e por ter vivido algo parecido em casa com a minha própria avó sei que não é nada fácil. Com certeza irei ler! Ainda não conhecia, mas valeu pela dica. Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Quero ler esse livro já, eu nunca tinha ouvido falar, mais achei lindo, vou adquirir em breve !

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu preciso desse livro, é uma pena que nunca vejo em promoção, pois a história é tocante e emocionante.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Vi esse livro na livraria e fiquei encantada por ele, pela sensibilidade que ele traz. Cuidar de alguém com Alzheimer não deve ser fácil, e o autor mostrou essa batalha de uma maneira tão doce que me emocionou.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  22. Olá, Vini!!

    Adorei o texto! Esse livro deve ser muito emocionante.
    Recentemente assisti Para Sempre Alice que trata sobre essa doença e também fiquei bem tocada.

    É um doença cruel, talvez a mais cruel de todas porque ela tira a razão, as memórias e tudo o que torna a pessoa um indivíduo único.

    Espero que os avanços tecnológicos permitam a descoberta de uma cura em um futuro próximo.

    Bjs!!

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir