Problemático, engraçado, sarcástico e altamente viciante, conheça DUFF, livro de estreia da Kody Keplinger, lançando em janeiro pela Globo Alt.
DUFF - Kody Keplinger
Editora: Globo Livros
Selo: Globo Alt
Páginas: 328
Classificação: 


Sinopse: Em um grupo de amigas, a DUFF - sigla para Designated Ugly Fat Friend - é aquela que não se destaca, a menos atraente da turma. Ela não se enquadra nos padrões de beleza tradicionais, ou se preocupa menos com o visual, mas nem por isso deixa de ter seus encantos. Bianca Piper é esse tipo de garota. E estava muito bem, até que Wesley Rush, o pegador da escola, veio puxar conversa dizendo que ser legal com a DUFF o ajudaria a se dar bem com suas amigas Casey e Jessica. A partir de então, Bianca começa a se questionar: ela seria a amiga feia?






Bianca Piper está no último ano do ensino médio, não liga para o que veste e nem para o que falam dela, suas fieis companheiras são Cassey e Jessica, e diferentemente da Bianca, elas são bem populares no colégio, são altas, e, ao olhar da maioria, bem bonitas.

Wesley Rush é o maior galinha de toda a escola, aquele que atrai todos os olhares das meninas e as fazem suspirar de desejo, e cá entre nós, ele não costuma passar a noite sozinho, sempre tem alguma para saciar suas vontades.

Como de costume, as meninas foram ao Nest, um tipo de casa noturna só para adolescentes onde vendia apenas Coca-Cola, e como qualquer outra noite na balada, Jessica e Cassey se jogam na pista de dança enquanto a Bianca fica tomando Coca-Cola Light e conversando com o solteirão do balcão, até que então, quem ela menos espera, se aproxima, o cara que ela mais odeia, ele, Wesley Rush.


E ele começa a fazer o que saber fazer de melhor, irritar a Bianca, ela sabe que ele não quer nada com ele, e sim com suas amigas, pois ele logo entrega o jogo e a chama de DUFF (Designated, Ugly, Fat, Friend, em tradução livre, Amiga designada de Feia e Gorda), e continua dizendo que todo grupo tem um Duff, aquela pessoa que é a última a ser notada. Ela ouviu até onde pode, quando não aguentou mais, jogou sua bebida nele (como se fosse Roberta e Mia em Rebelde, lembram?).



Ela ficou bastante irrita com tamanha ofensa - não era pra menos, né? - e foi procurar as meninas que não paravam de dançar para irem embora. Desse dia em diante, Bianca não pensou da mesma forma, ficava se menosprezando, deixando sua alto estima lá embaixo por vontade própria e tudo por conta dessa sigla, que a tira do sério toda vez que o Wesley lhe direciona a palavra dessa forma.

Em outro dia, as meninas vão novamente ao Nest, Jessica e Cassey na pista, Bianca lá no balcão, tudo do jeito de sempre, e como da última vez, o Wesley chega e emburrece Bianca, mas agora ela não joga Coca Cola nele - aquele emoji de lua aqui.

Wesley Rush até podia ter o corpo de um deus grego, mas sua alma era tão sombria e vazia como o meu armário

As irritações ficam cada vez mais constantes e eles ironicamente mais próximos, até que são designados a fazer um trabalho juntos e talvez, uma inimizade colorida começa a brotar, um sendo a válvula de escape do outro, e aos poucos aquela história de Duff vai sendo deixada de lado.



Bianca tem que lidar com a pressão do último ano, com o fato de ser a Duff do seu grupo, com a ausência da sua mãe, a recaída do seu pai em um vício, e também com seu amor não correspondido. Wesley também tem seus problemas, ele é um cara muito reservado, e seus segredos só conhecemos mais a frente e não vou dar spoiler a vocês, é claro.

A escrita da Kody é maravilhosa, leve, divertida, muito sarcástica e incrivelmente madura, principalmente por ela ter escrito o livro ao seus 17 anos, claro que ao passar do tempo foi havendo alterações, mas a essência da sua escrita é a mesma. Ela abordou temas pelos quais se encaixaram muito bem, a lealdade, sexo, divórcio, amizades, brigas, vícios, os amores e até mesmo discursos feministas.

Tanto drama! Se eu fosse uma rica snob de Manhattan, podia ter sido uma personagem em Gossip Girl. (Não que eu assista essa série inútil... frequentemente... da qual minhas amigas sabem...) Por que minha vida não podia ser uma comédia? Então de novo, mesmo o pessoal do Friends tinha problemas.

Os personagens são muito bem explorados e construídos, sei que não foquei muito na relação de amizade entre Bianca, Jessica e Cassey, mas elas possuem elo muito forte, claro que altos e baixos irão ter, mas nada irá separa-las. Os personagens secundários tiveram suma importância na história e não passaram ali em vão.


A história de início pode parecer clichê, mas vamos conhecendo seu diferencial, e nos apegando ainda mais a história e nos vemos em uma situação que não conseguimos mais largar o livro.

Nossa protagonista é impulsiva, descrente de si e também nossa narradora, o livro é escrito em primeira pessoa, deixando tudo bem mais intenso, principalmente nas cenas que exigem algo mais intenso, seus sentimentos ficam expostos para nós, seus leitores.

Ele tinha a chave para a minha fuga, e naquele momento eu o queria, eu precisava dele.

A edição da Globo Alt está muito bonita, diagramação simples, revisão nota 10, e tudo que o leitor gostaria de ter em todos os livros, folhas amarelas, e sem esquecer o trabalho gráfico da capa que ficou muito bom

Mas afinal, esse negócio de Duff existe mesmo? Apenas para quem deixa levar-se por essa ditadura da moda e o padrão de beleza que muitos exigem de si mesmo possuir, para quê perder tempo e se importar se está agrandando os outros quando você mesmo não esta sentindo-se feliz? Rotular pra quê?



Espero que vocês tenham gostado da resenha tanto quanto eu gostei da obra, não deixem de comentar aqui embaixo, hein? Beijos e até a próxima!


21 Comentários

  1. Gostei do jeito que você fez sua resenha, cheia de detalhes que só me fizeram ficar com vontade de ler ao terminá-la! Não sei se vou gostar dessa protagonista impulsiva... mas acho que terei que ler pra descobrir.
    Não ligo de ler clichês, desde que eles nos surpreendam de alguma forma, e gostei de saber que esse livro nos proporciona isso.
    Essa capa é linda! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso! Eu estou muito curiosa para ler esse livro, principalmente depois de ler tantos comentários positivos a respeito. Adoro um bom clichê, na verdade rsrs. Essa capa é linda, assim como esse marcador #euquero #medá haha ;) A edição da editora é muito bonita mesmo.... Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  3. Achei um livro muito para adolescente e sinceramente não gostei nem um pouco dessa história de Duff, mesmo sendo um tema importante para abordar, creio que um apelido desse deveria se caracterizar como bulling!!
    AFF se um cara me chamasse assim além da coca na cabeça ia rolar umas pancadas. To indignada!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Eu andei vendo esse livro em diversas redes sociais e havia ficado super curiosa em relação a história, mesmo sem pesquisar para saber mais.
    Adorei a sua resenha e os pontos abordados.
    No começo, achei o livro meio clichê, mas parece que não é só isso. Irei providenciá-lo em breve.

    Beijos,
    Vitória Abdalla
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Parabéns pela resenha bem elaborada e desenvolvida.
    Quero muito conhecer esse livro desde que vi ele no Instagram da editora e com sua resenha só aumentou meu interesse para conhecer Duff.

    Beijos,
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-quando-ela-se-foi.html

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Adorei sua resenha
    Estou louca para ler esse livro divertido e cheio de conflitos adolescentes.
    Quero muito conhecer melhor a DUFF. A capa e o marcador são incríveis.
    Gosto de livros de amizade e confusões,
    Amei da dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei o livro bem interessante e acredito que muitas pessoas fazem isso que fizeram com a Bianca.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro e me encantar também, pois sua resenha me animou muito.
    Achei a capa e o marcador lindos! E adorei relembrar desse episódio da Mia rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Momento confissão: invejei o marcador, mas invejei forte... rs Achei a premissa do livro muito interessante pertinente aos dias de hoje e acho que se bem explorado, o tema pode reservar boas reflexões. A capa dele não me remeteria a este conteúdo e acho que eu me surpreenderia positivamente!!! Adorei a resenha... e o marcador!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi *--*

    Adoro esse livro, e fiquei muito feliz quando vi que ia ser publicado no Brasil. A Globo Alt fez um trabalho maravilhosos, os livros deles são lindíssimos. Fiquei bem impressionada o quanto o filme não tem nada a ver com o livro, eles pegaram só a ideia de DUFF mesmo. Só não gostei do final do livro, achei que podia ter sido um pouco mais trabalhado.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olha primeiramente tenho que confessar que amei a sua resenha
    Achei muito bem escrita e sinceramente fiquei bastante interessada em fazer a leitura, principalmente após ver essa imagem de Mia e Roberta rs...Eu achei até engraçado saber que a personagem faz isso com o carinha. Eu acho que é meio clichê, mas eu gosto sabe? Acho que é um bom livro para descansar a cabeça daqueles pesados que estamos acostumadas a ler e espero poder gostar muito. Já está indo para minha lista de desejados sem sombra de dúvidas!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/reflexao-parte-3.html

    ResponderExcluir
  11. Ah, que resenha adorável que você fez. Me deu vontade enorme de ler o livro só pelo fato de a personagem ser aquela menina que mais se parecia comigo na adolescência. RSRSRSR. Mas olha, realmente está muito bem criativo o livro e a história mesmo que seja um pouco mais juvenil é bem agradável e deve ter sido uma leitura bem divertida e passado bem rápido. Já tinha visto algumas resenhas mas a sua está bem completa.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu ainda não li o livro, apenas assisti o filme, e gostei bastante da história. É claro que o livro é bem melhor, terá mais detalhes e até mesmo vou rir e entender mais situações vividas pela mocinha. Preciso começar a leitura desse livro para ontem,gostei bastante dos comentários positivos que estou lendo sobre o livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?

    Adorei sua resenha. Tem um filme com esse nome, certo? Eu quase assisti na semana passada, mas como não sabia que se era bom, deixei pra lá. Pelo jeito, se for baseado nesse livro, vale realmente a pena, não só assistir ao filme, mas ler o livro também. Adoro livros jovem-adulto, com temas que podem trazer reflexões, o que parece ser o caso.

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Já vi resenha sobre o filme e já ouvi falar do livro, mas ate o momento eu não li/assisti. Me pareceu uma estória bem legal e divertida, e acho que a maioria das pessoas vai acabar se identificando com a Bianca. Adoro uma estoria em que o romance começa com os dois se odiando e aos poucos descobrem que não há tanto motivo para odiar assim. Imagino que a leitura deve ser leve e bem gostosa,e agora estou e seja do muito uma leitura assim. Espero que a Bianca consiga resolver todos os seus problemas e resolver essa coisa boba de Duff. Ótima resenha, adorei como você descreveu tudo!


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  15. Olá, sabe que desde que eu vi o lançamento desse livro eu morro de vontade de ler ele? eu adoro essas obras que tem um tema mais infanto-juvenil, que se passa em escolas e em grupo de amigos com bastante intriga, gosto mesmo disso. Pelo visto eu irei adorar a obra, não vejo a hora de ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem??

    Adorei o livro! Fiquei super cativada e AMEI a sua referência a cena de Rebelde! Eu também super pensaria nisso... parece ser um livro mais leve e bem divertido, além de gostar do enredo, eu me apaixonei pela capa e por esse marcador maravilhoso! Quero um também hahaha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ola ainda não li o livro mas gostei da premissa, a capa está uma graça, gosto de livros clichê que se destacam em algum momento, deixando a leitura bem prazerosa. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  18. Olá!!

    Parece-me um livro rápido de ler... Para além de que deve prender o leitor... O facto de a personagem ser impulsiva, torna, na minha opinião, a obra mais cativante!

    O que uma discussão de DUFF pode fazer... ahah :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  19. Oiee
    Olha... Como professora eu posso dizer que o Duff existe. Os jovens estão cada vez mais preocupados com as aparências, aliás, vejo hoje que "Aparências" vem antes de competências, e isso muito me entristece.
    Por isso gostei muito da proposta do livro e estou até pensando em ler pra poder indicar aos meus alunos.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Adorei o filme e não gostei do livro. Inédito isso para mim. Achei a protagonista muito chata e o romance muito precoce, quando eu comecei a gostar do livro o final foi decepcionante, muito fantasioso e contos de fadas =/ A unica coisa que eu curti no livro é essa critica social que trás para os jovens sobre ser DUFF, onde vivmos em um mundo de aparências.

    Bjos

    Everton equipe Rillismo (rillismo.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir