Olá, tudo bom? Eu sou a Érika e espero que gostem do texto de hoje. Se quiserem, podem deixar seus comentários.

Atenção, isso pode ser ilusório

Em 1988, Cazuza lançou a música Ideologia que, ainda hoje, se propaga pelos mais diversos lugares. Na canção, o cantor diz desejar uma ideologia para viver. Eu, particularmente, não aconselharia a ninguém cultivar tais anseios. Mas, por quê? E, afinal, o que significa esse nome tão elegante?
Essa história inicia-se com o filósofo Tracy, no ano de 1801, quando criou uma ciência que trataria das ideias assim como a física estuda os fenômenos naturais. Ele denominou essa área de ideologia. A proposta inicial demonstrava uma preocupação especial com o retrato quase idêntico da realidade. Em decorrência disso, os primeiros ideólogos orgulhavam-se por se considerarem opostos aos metafísicos. Contudo, essa perspectiva transformou-se bruscamente após a declaração pública de Napoleão Bonaparte acusando tais pensadores de serem responsáveis por parte da desgraça social que assolava os franceses. Desde então, os estudiosos sucessores encaram-na como um verdadeiro perigo à humanidade.
Na obra Visões e Ilusões Políticas, David Koyzis afirma que esses pensamentos assumem uma característica idolatra. São espécies de religiões políticas que apresentam um elemento sagrado que deve ser adorado. Por exemplo, o liberalismo tem como centro a liberdade, a democracia a soberania popular e o socialismo exalta a igualdade.
Devido ao fator mencionado acima, os sujeitos que defendem essas ideias tendem a se perder nelas e, assim, não identificar incoerências óbvias para quem não está subordinado. Deste modo, é comum que se desenvolvam atitudes violentes em defesa dessas doutrinas. Afinal, o homem está cegamente envolvido por uma “paixão ideológica”.
Entretanto, ainda, gostaria de discorrer aqui sobre certos aspectos contraditórios de algumas ideologias. Começaremos pela, talvez, mais polêmica: o socialismo ou mesmo o socialismo democrata. Analisaremos do ponto de vista econômico, cuja sustentação é impossível. Sobre isso, tem-se a teoria elaborada em 1920 pelo austríaco Ludwig von Mises. Segundo ela, resumidamente, a eliminação do sistema de preço culminaria numa ausência de alocação racional de recursos. Por conseguinte, a economia socialista proporcionaria um caos social em decorrência da não realização do cálculo econômico de maneira satisfatória.
Com relação ao liberalismo, nota-se que apesar de seu papel fundamental para os direitos humanos, ele apresenta dois irracionais pontos principais. Em primeiro plano, pode-se citar a crença ilusória de que a soberania do indivíduo perante a autoridade política externa proporcionaria a salvação da humanidade. Em segundo plano, ressalta-se a afirmação de Koyzis de que os liberais não conseguem enxergar no Estado uma instituição que tem autoridade.
Essas ideias não são as únicas ideologias existentes. Poderia, ainda, citar o nacionalismo, a democracia e o conservadorismo. Entretanto, o que todas elas apresentam em comum e que me levam a ressaltar, neste texto, é a propensão à divinização de tais correntes. Essa realidade impõe um ambiente caótico e hostil à paz e ao respeito mútuo entre os indivíduos.
Foi com esse intuito que há um tempo escrevi esse poema, que sintetiza uma parte do que foi observado aqui:

“Eu gosto que me confunda
Destrua minhas ideias
Que estavam em um arranjo ideológico
Aprecio que desfaça meus preconceitos
E permita-me, assim, edificar um novo modelo
Que defina minhas perspectivas e aspirações
Para que depois
Se, novamente, se perderem em argumentos irracionais
            Eu possa reformula-los
Como a metamorfose ambulante de Seixas
Que foge de credos ideológicos”


Um Comentário

  1. Texto belíssimo! Fala exatamente sobre esta divisão em nossa sociedade. Essa guerra ideológica tem nos dividido num momento em que a união faria melhor pra nós todos. Se ao menos as pessoas tivessem a visão que unido o povo é mais forte. Coisa que Maquiavel já nos disse no Príncipe - algo que até o próprio Napoleão concorda - é que um estado pra prosperar precisa de um povo unido. Essas "adorações ideológicas" apenas enfraquecem mais ainda o nosso sistema em crise. Tá de parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir