Fala, galera, tudo bem com vocês? Hoje venho falar sobre minha primeira leitura de uma obra do autor americano Harlan Coben, que há muito tempo vinha adiando e não sei por qual motivo fazia isso, mas por fim, li Alta Tensão e trago minhas considerações.
Alta Tensão - Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas:271
Gênero: Suspense
Skoob
Classificação: 


Sinopse: Um dos autores mais lidos no mundo, Harlan Coben traz uma nova história com seu personagem mais premiado. Myron Bolitar ficará frente a frente com um passado de mentiras e traição.

Uma mensagem anônima deixada no Facebook da ex-estrela do tênis Suzze T põe em dúvida a paternidade de seu filho. Grávida de oito meses, ela pede a ajuda de seu agente e amigo Myron Bolitar para descobrir o responsável por essa intriga e trazer de volta seu marido, o astro do rock Lex Ryder, que saiu de casa depois de ler o texto.

Descobrir o paradeiro de Lex não é tarefa difícil para um ex-agente do FBI. Mas, na mesma boate onde o encontra, Myron é surpreendido ao ver Kitty, a mulher que fugiu com seu irmão, Brad, e o afastou para sempre da família. 

 Tentando ajudar a amiga e reencontrar o irmão mais novo, Myron se vê preso numa rede de segredos obscuros que põe em risco as pessoas que ele mais ama. Agora, só a verdade poderá salvá-las. Mas, para que ela prevaleça, nenhuma mentira pode restar – seja ela de Suzze, Lex, Kitty ou do próprio Myron. Na aventura mais difícil de Myron Bolitar, seu passado vem à tona e, junto com ele, feridas que jamais se fecharão.

O livro já se inicia de maneira tensa, rs, em um leito de hospital, Al Bolitar, pai do protagonista, está prestes a ouvir uma mentira do seu filho, sem sabermos o porquê de tudo aquilo, somos forçados a voltar seis dias na vida de todos eles para descobrir o que levou os personagens àquela situação.

Myron Bolitar, formado em Direito, ex agente do FBI e dono de um agência de carreiras de figuras públicas, que, entre as pessoas que ele agencia está Suzze T., uma ex-tenista profissional e uma amiga que está há vários anos na vida do Myron, confidenciando diversas aventuras e segredos. 

Suzze está grávida de oito meses e uma mensagem deixada anonimamente em sua página do Facebook duvidando da paternidade do seu filho é o estopim para a trama se desenrolar. Inquieta com esse comentário, Suzze procura seu agente para resolver o problema. 

Lex Ryder, astro do rock e que também tem sua carreira gerenciada por Myron, é casado com Suzze e saiu de casa logo ao ver o comentário deixado na rede social e a missão de Bolitar é descobrir seu paradeiro, o que não foi tão difícil, mas ao encontrar quem procurava, achou também sua cunhada que não vê há 16 anos, quando fugiu com seu irmão mais novo, Brad Bolitar.

 "Myron se lembrou de algo que seu pai uma vez disse a ele: as pessoas têm a capacidade incrível de estragar as próprias vidas"

A partir de então, muita coisa começa a acontecer ao mesmo tempo na trama e Bolitar se sente na obrigação de amarrar todas as pontas soltas e lidar com os conflitos que cada vez mais vão se tornando problemas pessoais e se emaranhando nas tarefas profissionais.

Para auxiliar no trabalho - e na vida - Myron possui alguns amigos que aparecem na história e que possuem importância para os fatos que se envolve. Um deles é seu parceiro Win, ou se preferir, Windsor Horne Lockwood III, um loiro rico e mulherengo que possui os meios para as coisas acontecerem, a relação deles é muito forte, um laço de amizade verdadeiramente leal e sem falar que ambos possuem um senso de humor incrível. 

Esperanza é sócia do Bolitar e ambos trabalham na agência, também amigos há anos, compartilham uma lealdade incrível. Esperanza, agora mãe, abandonou as noitadas nas baladas e se dedica a família, mas, onde chega, continua sendo conhecidíssima como a noite de Paris.

Cyndi, ou melhor, Big Cyndi, é uma colaboradora da agência e dona de várias aventuras que diz que viveu  ao lado de diversos famosos, mas há quem não acredite. Fantasiada de Batgirl ou não, sempre está pronta para o serviço. 


A trama de Harlan Coben vai criando raízes em tantos problemas que você acaba pensando que não vai conseguir entender tudo que está acontecendo, mas sua escrita simples e a riqueza em detalhes permite que você acompanhe os fatos, mas que não descubra a raiz do problema.

Com uma narração em 3ª pessoa, os personagens são bem construídos, apesar de, creio eu, aparecer em outros livros; os ambientes são descritos com muita sutileza, nos ambientando e nos fazendo emergir muito bem na história e ficamos presos para descobrir como vai acabar tudo aquilo.

Coben faz o impensável ao entregar esse livro, seu final é chocante e a forma como tudo acontece é surpreendente. Ele consegue emaranhar tudo e aos poucos ir entregando os fatos nos deixando a par de tudo que aconteceu.

Os questionamentos do peso de uma mentira é sempre apresentado no livro e me fizeram pensar bastante, como ato pode definir o rumo de uma vida inteira e como essas mentiras não afetam somente a nós e sim a todos aqueles que partilhamos o convívio, ao terminar a leitura, fiquei refletindo muito sobre isso.

A mais bela mentira versus a mais terrível verdade. Ele devia ter aprendido a lição há 16 anos, com a última mentira que contara àquele grande homem, a quem amava mais do que a qualquer outro. Mas não era tão simples assim. A mais horrenda verdade podia ser devastadora. Podia virar o mundo de cabaça pra baixo. Podia até matar.
 
Pesquisando sobre o protagonista, descobri que Alta Tensão é um dos últimos livros de uma série onde acompanhamos o Bolitar, mas que não é TÃO necessária sua leitura em ordem de cronológica para entendermos a obra, mas já adianto que em breve irei realizar a leitura dos outros livros e revistar a atmosfera criada por Harlan.

O autor é um dos queridinhos da Netflix e já teve algumas de suas obras adaptadas pela plataforma de streaming em filmes e séries. Muitas outras produções do Harlan Coben já estão na mira da empresa. 
 
Alta Tensão é publicado no Brasil pela editora Arqueiro, a edição traz uma diagramação simples, as queridas folhas amarelas e uma capa que não agrada a todos. Ano passado o autor completou 10 anos que está sendo publicado pela editora e eles resolveram republicar todas as suas obras com capas minimalistas e bem mais bonitas.



 Enquanto realizava a leitura do livro, fiz um vlog e falava o que estava achando da obra de acordo com o que ia lendo, deixei tudo salvo nos "Destaques" da nossa conta no Instagram, se você não nos segue, está perdendo esse conteúdo, hein? É só procurar @marcasliterarias e nos seguir! 

Essa foi a resenha de hoje, espero que vocês tenham gostado, comenta aqui embaixo, beijos! 


9 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu li um livro só do Harlan Coben, mas já tenho vontade de ler tudo dele, haha, esse escritor é incrível. Adorei a resenha, fiquei curiosa para ler essa série!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a trama, mas como sou um pouco método pra essas coisas, se fosse ler esse livro leria os anteriores antes rs Gosto de livros do gênero e realmente vou considerar ler esse livro e os anteriores : )

    ResponderExcluir
  3. Oi Vinicius.

    Eu adquiri alguns livro do autor no início do ano, mas não conquistei este que você resenhou. Adorei conhecer sua opinião e obter algumas informações. Vou adicionar na lista de desejados e vou ler os livros que já tenho aqui em casa para conhecer a escrita do autor. Parabéns pela resenha.


    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que não preciso ler a série na ordem, gostei da proposta do livro e acho uma boa pedida de entretenimento nesta pandemia, ao menos, estou evitando as coisas pesadas que costumo ler.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ter vários livros do autor na minha estante, ainda não tive a chance de conhecer o trabalho dele. Sou doida para ler essa série, mas sou meio cheia de manias e quero ler os livros todos na ordem de publicação.
    Um dia chego nesse!! Rs... Mas fiquei feliz de saber que essa foi uma história que te fez refletir sobre tantas coisas!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem ?
    Todo mundo que lê fala maravilhas sobre o autor, eu nunca li nada dele, porque foge a minha zona de conforto rsrs.
    Mas engraçado que ao ver a resenha me parece ser algo tão bem construído e ao mesmo tempo de tirar o folego, fico pensando como amarrar tudo isso, voltar no tempo e ao mesmo tempo prender o leitor e ver o quanto uma mentira pode transformar tudo a sua volta.
    Sensacional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Só li um livro do autor e amei muito, nem sei porque não li mais coisas. Já vou la conferir seu vlog, porque sou viciada em vlog de leituras. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Vinícius, tudo bem?
    Do Coben, eu só li "A Grande Ilusão" e pensa num livro que eu amei como ninguém e que me deixou doida para ler as outras obras do autor. Mas pensa que eu fui atrás e comprei? Nem, espaço de menos e dinheiro zerado, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Bem que elas podiam estar no Kindle Unlimited, porque sem dúvida eu amaria isso.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro há muitos anos, logo quando lançou, e é um dos meus preferidos do autor (que é o meu autor preferido). Adorei ver que a leitura também foi boa para você e que você gostou da trama.

    ResponderExcluir