Fala galera, tudo bem? Já cumpri a primeira leitura da minha meta de livros para ler até o final deste ano e trago para vocês a resenha do livro Quarto, da Emma Donoghue, publicado em 2012 pela Verus Editora.

Quarto - Emma Donoghue
Verus Editora
Páginas: 350
Gênero: Drama
Skoob
Classificação:

Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
 O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.                                                                                                                   .   

O Quarto e seus objetos é tudo que Jack, uma criança de cinco anos, conhece do mundo. As coisas que não estão no Quarto ou que estão na Televisão, simplesmente não existem ou estão no Lá Fora, foi essa a única explicação que a Mãe conseguiu dar ao Jack, seu único filho, que nunca saiu do local onde ela é mantida em cárcere há sete anos.

Isso mesmo, a Mãe está em cativeiro há sete anos e o Jack, seu filho, acaba de completar cincos anos e ele não sabe nada do que aconteceu com ela, não sabe que foi sequestrada, não sabe que ela tem família, não sabe nem que existe outras pessoas, além deles dois, e do Velho Nick, que os "visita" periodicamente.

Os últimos anos da Mãe não foram fáceis,  além de estar reclusa de tudo e de todos, é violentada sexualmente quase todos os dias, mas Jack não compreende o que isso. Nos dias em que o Velho Nick vai ao Quarto, Jack dorme no Guarda-Roupa e sempre conta quantas vezes a cama em que a Mãe dorme range durante a noite, até tudo ficar em silêncio ou até ele se perder nas contas e cair no sono.

"A Cama fez barulho, era ele deitando. Cobri a cabeça com o Coberto e tapei os ouvidos para não escutar. Não queria contar os rangidos, mas contei"

A Mãe nunca falou do Lá Fora para Jack, afinal, do que adiantaria ela falar sobre a beleza do mundo e não poder proporcionar isso para o filho? Um dos sonhos do garoto é ter um cachorro chamado Sortudo, mas a mãe insiste em que cães não são reais, que eles existem só na TV, assim como todas as outras não possuem.



Afundada em uma depressão e exausta da sua condição de vida, a Mãe resolve tentar colocar em prática um plano que ela arquiteta há anos. Abriu o jogo para o Jack, disse que tudo de fato existia no Lá Fora - menos a Dora, ela não existia, mas era a animação preferida do garoto - e que ele era peça fundamental para saírem do Quarto, mas Jack ainda não entendia o desejo dela de sair do Quarto já que eles tinham tudo que precisavam, mas mal sabia Jack que o Quarto era só um quarto nos fundos da casa de alguém em um Lá Fora tão grande.

Tem muito amor e cumplicidade entre os dois, tem muita verdade, inocência e cuidado na relação de mãe e filho, é impossível não se emocionar lendo o livro, que desperta diversos sentimentos ao longo de suas páginas. O sentimento de revolta é um dos que aflora durante a leitura do livro desde as primeiras páginas, a revolta de ver a Mãe ser violada a cada noite, de ser impedida de viver livremente e de tudo que isso causa a ela.

"Nosso pano tem uns pedaços com problema e a Mãe fica pensando neles e dizendo ah, não, mas depois descobre um jeito"

Jack é um narrador incrível, com um senso de humor fora do normal e altamente sensível e apegado o tudo que já conheceu, tanto que ele trata os objetos do Quarto como coisas realmente importantes, sempre atribuindo letra maiúscula a elas, por isso conhecemos a Claraboia, a Cadeira, a Planta, o Dente, o Tapete e tantas outras coisas.



A escrita da Emma é simples, mas suas palavras pesam bastante, mesmo sendo ditas pelo Jack, que nem imagina o peso daquilo que lemos. O ritmo de leitura vai se tornando frenético, a todo instante queremos descobrir se o plano vai dar certo e se der certo, o que vem depois?

O livro sem dúvida se tornou um dos meus favoritos, me tocou bastante e é um daqueles que eu gostaria que todo mundo tivesse a oportunidade de ler e conhecer essa história, que é fantástica.

A trama ganhou uma adaptação em 2016 e quem escreveu o roteiro foi a própria Emma e logo tivemos uma filme muito fiel a obra original, intitulado "O Quarto de Jack", o filme emociona tanto quanto o livro e se torna querido na mesma proporção.

Essa foi a resenha de hoje pessoal, vocês já leram ou assistiram ao filme? Comenta aqui embaixo!


6 Comentários

  1. Oi Vinicius.

    Este livro possui um enredo forte. Eu ainda não tive a chance de ler esse livro e nem assistir o filme. Mas através da sua opinião achei ele interessante. Vou adicionar na lista de desejados. Obrigada pela dica.


    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que livro bacana, não o conhecia e adorei sua resenha e saber mais da obra por aqui, eu gosto muito do gênero de leitura e imagino que seja muito marcante.

    ResponderExcluir
  3. Quando li esse livro pela primeira vez, precisei dar um tempo porque não estava conseguindo aceitar, sabe? Foi angustiante me colocar no lugar da protagonista... e o filme? Foi difícil assistir também. Mas achei a premissa interessante para reflexões.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oi Vinicius, meu estoque de livros emocionantes está lotado mas, ainda tem espaço para mais um, com toda certeza vou comprar "O Quarto de Jack" para ler ainda esse ano, apesar de ter achado sua resenha muito triste, quero saber o que vai acontecer com os dois, principalmente, com a mãe que está prisioneira e depressiva.

    Fiquei sabendo que esse livro virou filme mas, eu não assisti porque acredito que a históra do livro tem mais emoção, e como os filmes cortam muitas coisas prefiro ler o livro antes de assistir ao filme. Gostei muito da sua resenha!

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Vi o filme recentemente e, apesar de ser uma história forte e de superação, achei que ela não conseguiu entregar muito, acho que eu curtiria muito mais ler o livro, especialmente porque é narrador pelo Jack. O livro deve dar uma dimensão emocional bem mais profunda e foi isso que senti falta no filme. Gostei muito da resenha, fazia tempo que eu não lia uma resenha desse livro.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, eu assisti ao filme e foi angustiante, com certeza o livro é ainda mais intenso. Eu adorei ver a sua resenha, você me deixou ainda mais curiosa com essa leitura

    ResponderExcluir