Olá, pessoal, tudo bem? Trago hoje a resenha do livro Assassinato no Expresso do Oriente, da consagrada Agatha Christie, primeiro livro da autora que leio e já me considero fã, vem conferir.


Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 200
Gênero: Suspense
Skoob
Classificação: 


Sinopse: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.




Surpreendido por um telegrama que o impede de passear pelas ruas de Istambul, Hercule Poirot se vê obrigado a retornar a Londres e graças a um velho amigo, consegue uma vaga no Expresso do Oriente, que, para sua surpresa, estava cheio em pleno inverno, coisa bem incomum.

Com uma maestria e sutiliza digna de uma detetive, Poirot analisa categoricamente cada passageiro a bordo do luxuoso trem da Companhia Wagon Lit e compartilha suas opiniões com aquele que lhe arranjou uma cabina, o Bouc, dono da cia e que também estava abordo.



Enquanto estava no carro-restaurante, Poirot é surpreendido pela abordagem de um sujeito do qual ele não foi muito com a cara, mas atentou-se a escutar o que ele tinha a dizer. Oferecendo uma boa quantia em dinheiro, o sujeito afirma que corre perigo de vida, pois muitos desejavam sua cabeça e ele estava necessitando dos serviços, mas, para sua surpresa, o detetive recusou o caso.

Após uma noite movimenta no vagão dormitório do trem, os passageiros são surpreendidos com a notícia que um daqueles que estavam a bordo estava morto, mas o assassino não esperava que o Hercule Poirot estava no trem pronto para desvendar o crime.

E com esse enredo intrigante, é quase impossível desgrudar do livro. Agatha Christie nos prende na genialidade da mente do detetive e nos faz acreditar em tudo que profere. Com uma narrativa em 3ª pessoa, bastante fluida e com uma investigação bastante clara, mas que não dá brecha para que o leitor descubra o culpado pelo assassinato, entendemos o porquê da autora ser considerada a rainha do crime.

"Mas este é um crime diferente. Tenho o palpite, meu caro amigo, que este crime foi cuidadosamente planejado. É um crime longamente premeditado, até mesmo ensaiado. Não se trata, como direi, de um crime latino. O crime indica um cérebro frio, deliberado, eu diria anglo-saxônico."

Hercule Poirot é um personagem sensacional, certeiro, misterioso e muito carismático, sabe lidar com toda situação que se depara. A trama é viciante e o final SURPREENDENTE,  daqueles que te faz reler várias vezes as últimas páginas para compreender toda a situação, que não poderia ter saído de outra cabeça a não ser da rainha, digo, Agatha Christe.

O livro já foi lançado por diversas editoras, a edição que li, foi publicada pela Editora Nova Fronteira, uma edição lindíssima, em capa dura, com uma diagramação simples e confortável, sem falar da ilustração linda na capa.



Em 2017 a obra ganhou mais um adaptação para os cinemas, dirigido e protagonizado por Kenneth Branagh, o filme conta com um elenco SHOW, mas que eu ainda não assisti, espero fazer isso em breve.

Por hoje é isso, galera, espero que vocês tenham gostado da resenha! Já leram o livro ou assistiram a adaptação? Comenta aqui embaixo!


12 Comentários

  1. Olá!
    Tenho muuuuuita curiosidade de ler Agatha Christie! Mas sempre aparece vários outros livros no meio do caminho e acaba que nunca li. Tenho certeza que essa é uma dquelas histórias que eu viraria a noite acordada só porque não ia conseguir deixar de ler antes de desvendar o mistério. Adoro livros com essa premissa!
    Com certeza é uma leitura que pretendo fazer esse ano. Sua resenha ficou ótima e adorei as fotos!

    Beijos!

    https://www.garotasdevorandolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vinícius!
    Conheci a escrita da Agatha esses dias também, lendo E Não Sobrou Nenhum e MEU DEUS QUE LIVRO FOI AQUELE???
    Eu achei genial a forma como ela conduz a narrativa e deixa o leitor preso e sedento por respostas! Eu já quero ler mais livros dela! Acho que o próximo vai ser esse :D
    Adorei a resenha e já estou seguindo o seu blog! :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  3. Oi Vinicius.

    Até o momento só li um livro da Agatha Christie, O Misterioso Caso Styles. Em Março eu consegui conquistar mais 4 livros da autora num sebo da minha cidade eu preciso dar prioridade para leitura. Agora eu apenas assistir o filme que por sinal adorei. Ainda mais tive a chance de ler o Assassinato no Expresso do Oriente,mas desejado demais. Especialmente agora lendo sua opinião é mostrando como a obra é sensacional.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Vinicius!

    Ai, eu sou suspeita a falar quando o assunto é Agatha Christie, eu simplesmente amo tudo que essa mulher escreve e quem me ensinou a gostar dela foi meu pai, então já viu né?! Me arrisco a dizer que esse é um dos livros mais famosos dela e eu gosto muito desse livro! Eu vi o filme desse livro e achei ele muito legal também.
    Adorei tua opinião e suas fotos!

    ResponderExcluir
  5. Agatha é rainha demais haha. Adoro as obras da autora, não tem uma que eu tenha lido que não tenha me agradado. Ainda não li, porém, Assassinato no Expresso do Oriente, mas é uma das leituras que quero realizar ainda no presente ano, junto com outros volumes da autora. Curti bastante sua resenha e já estou seguindo o blog.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiii Vinicius

    Eu assisti a adaptação com o Kenneth Branagh, Johnny Depp e a Michelle Pfeiffer e adorei, achei super bem feita. Eu gosto muito dos livros da Agatha,são atemporais, nunca perdem o charme e os mistérios são sempre bem elaborados. Este ainda não li, mas pretendo. A edição ficou incrível, amei a capa e as cores.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Vinícius

    Eu nunca li nada da Agatha, mas, é inegável o quão espetacular era foi em suas obras, não atoa que ela é tão conhecida e aclamada no gênero que escrevia! Eu basicamente já sei todo o plot do Expresso do Oriente, spoilers pois é, não sei se leria o livro, não sou grande fã de romances policiais, mas, ainda quero ver o filme!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  8. Sei bem como a autora consegue fazer a gente errar todos os palpites sobre quem é o culpado, está, esse eu ainda não li mas quero ler, amo quando somos surpreendidos assim.

    ResponderExcluir
  9. Esse foi o primeiro livro que eu li da auotora e se tornou o meu favorito.
    Já reli algumas vezes e assisti as adapações hahahaha. Amo o Poirot!!!

    Adorei sua resenha
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu amo quando leio uma resenha de mais um leitor que se apaixonou por essa história! É um livro sensacional, não é mesmo? Também foi o primeiro que li da autora e lembro que fiquei de queixo caído.kkkkkkk... Era impossível imaginar aquele final! Foi genial!

    Hercule Poirot e suas "células cinzentas" conquista nosso coração. É o melhor detetive da autora, simplesmente envolvente e muito inteligente. Sou fã dele!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, a Agatha não é tida como a Rainha do Crime em vão, né? A mulher é incrível e sabe nos envolver completamente na história! Eu amo e sou a Agatha!

    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto muito desse livro e estou louca por essa nova edição, ainda não assisti à adaptação, mas pretendo fazer isso ainda esse ano

    ResponderExcluir