Fala pessoal, tudo bem? Hoje resolvi resgatar uma coluna aqui do blog que estava parada há muito tempo, então, para os novos leitores, apresento a Séries em Série, onde eu falo sobre as séries (óbvio, né?) que estou assistindo e descobrindo pelos catálogos de streaming e pela internet. Hoje vamos falar sobre Onisciente, uma produção brasileira da Netflix.

Não estamos falando de um deus todo poderoso que tudo vê, tudo sabe e que está em todo lugar, Onisciente é um sistema tecnológico de segurança implantado em uma cidade onde todas as pessoas que nela vive são vigiados por um drone que as acompanha em todo lugar. 

Cada pessoa tem seu drone e é quase impossível ficar muito tempo sem ele, assim que o sistema reconhece que seu aparelho falhou ou não está com você a central manda outro e ele ligeiramente te encontra, e observa cada passo seu, suas emoções, expressões, batimentos cardíacos e comportamentos.

Com esse cenário futurístico, conhecemos a Nina (Carla Salle), filha de um dos implantadores do sistema, Inácio (Marco Antônio Pâmio), aposentado e que agora vê a filha tentar uma vaga na empresa que tanto acredita e confia no projeto Onisciente. Nina sempre reforça que o sistema funciona e que não apresenta falhas, é perfeito, por isso que ela quer tanto fazer parte e ajudar a aprimorar cada vez mais os drones.


Prometendo segurança e privacidade, todo o sistema é controlado por um computador central, ninguém vê as imagens capturadas pelo drone, ele mesmo processa e lê tudo que vê, indiciando, julgando e prendendo quando alguém comente um crime sob seus "olhos".

Falando em crimes, isso é algo raro de acontecer nessa nova sociedade, nos últimos cinco anos apenas quatro homicídios foram cometidos e todos os criminosos foram presos, que coisa boa, né?

Prestes a ser efetivada na empresa, Nina descobre que seu pai foi assassinado com um tiro nas costas em sua própria casa e o sistema não registrou nenhum assassinato, apenas classificou a morte como causas naturais, o que não é verdade, diante da bala que foi cravada em seu corpo. 

Sem nenhuma opção de objeção, pois o sistema é perfeito e não falha, Nina muda os objetivos da sua vida e agora ela reseta seus compromissos para mostrar o que o sistema não é assim tão confiável.

Agora, efetivada na empresa, ela vai aproveitar que está ali e fazer o possível para encontrar falhas e o culpado pela morte do seu pai. 

O drone identifica emoções, comportamentos e batimentos cardíacos | Foto: Netflix/Divulgação

Essa série foi um tremendo achado! Após 12 episódios sofridos de Reality Z, uma série brasileira sobre zumbis - que não recomendo para ninguém - vi uma thread no Twitter com todas as produções brasileiras da Netflix e descobri Onisciente e me amarrei na série.

Com boas atuações e com o que parece, um grande investimento em infraestrutura, Onisciente explora um tema que não é tão assistido e produzido no Brasil, a ficção científica, mas que conseguiu cumprir bem com a premissa da série, entregando uma boa história e bem produzida.

Ao ler sobre o que se tratava a série, fiquei imaginando como seria os efeitos especiais e todo o aparato tecnológico que deveria estar na trama e me surpreendi, foi, de fato, bem produzida, mas em compensação, esquecida pelo time de marketing da Netflix, pois não vi nenhuma campanha na época do seu lançamento e Onisciente PRECISA ser assistida.

O drone é minúsculo e quase imperceptível | Foto: Netflix/Divulgação

É impossível não lembrar de Black Mirror e outras produções futurísticas e distópicas quando assistimos Onisciente, a série bebe muito de outras grandes produções e o resultado foi satisfatório. 

Diversos atores do cenário nacional compõe o elenco, como o Jonathan Haagensen (“Cidade de Deus”), Luana Tanaka (“3%”), Guilherme Prates (“Motorrad”), Sandra Corveloni (“Linha de Passe”) e Marcello Airoldi (“Flores Raras”)

Pedro Aguilera é um dos roteiristas e diretores da série, que também é um dos responsáveis por 3%, outra produção original da plataforma que eu adoro. Por enquanto, temos apenas 6 episódios e nada foi falado sobre a 2ª temporada, que eu estou torcendo pela confirmação. 

Sem dúvidas, Onisciente é uma série que merece uma chance daqueles que curtem a temática da série ou são entusiastas das produções nacionais.

Confira o trailer:



Vocês já assistiram a série ou já conheciam? Comenta aqui embaixo!

Nos acompanhe nas redes sociais:


7 Comentários

  1. Oiii,

    Não é muito meu tipo de série, mas eu achei a ideia dela bem interessante. Parece ser aquele tipo que enredo que a gente não consegue largar kkkk e ai quando vê já tá lá maratonando e tentando acabar o mais rápido possível para saber o que vai acontecer. Vou anotar a dica aqui e procurar, quem sabe eu goste do primeiro episodio e vá continuar assistindo né?

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vinicius.

    Achei bem interessante essa série. Por sinal eu ainda não assisti e através da sua opinião fiquei bem curiosa. Ainda mais sabendo que é ficção científica, pois é um enredo fascinante mesmo tendo pouco hábito com ele. Vou anotar a dica para assistir o mais rápido possível.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vinicius!
    Quando eu vi o trailer dessa série, eu fiquei muito curiosa, ainda mais tendo o produtor de 3%, que é uma série que eu amo (inclusive, já está na hora de termos a data da última temporada), mas eu ainda não consegui assistir.
    Eu fico bem triste que a Netflix não faz marketing das séries nacionais, pois temos conteúdo muito bom. Parece que a última que deram um pouco mais de atenção foi Coisa Mais Linda.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/06/resenha-morte-invisivel-livro-2.html

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vinícius!
    Eu sou uma verdadeira preguiçosa quando o assunto é assistir séries. Já larguei várias na metade do caminho e costumo apenas rever os episódios das minhas favoritas.
    Mas eu amo tudo que envolve ficção científica, e amei saber que é uma produção brasileira! A Netflix precisa mesmo melhorar a divulgação, se não fosse pelo seu post eu nunca ia saber da existência da série :P

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Oi Vinícius,
    Vim conhecer o seu site e já me deparo com essa indicação de série que parece ser incrível. A cada ano o Brasil tem buscado em investir em filmes e séries que saem da nossa zona de conforto, e os resultados tem sido bastante positivos. Não conhecia Onisciente mas estou muito curioso e com certeza a sua dica está anotada. Vi o trailer também e fiquei bem curioso, espero que a série tenha uma próxima temporada e não caia no limbo de séries nacionais canceladas após apenas uma.

    Abraço.
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ficção Científica é um gênero que leio e assisto pouco, mas fiquei curiosa com os elogios empolgada que você fez pra produção e quero conferir ainda hoje. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vinícius, como está?
    Ficção científica no Brasil de novo? Adoro! A proposta dessa série é ótima e me lembrou MUITO Minority Report, um filme dos anos 2000.
    Sem dúvida vou conferir!
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir