E ae, pessoal, tudo bem com vocês? Pensando em ler algumas coisas "mais sérias", coloquei na minha meta de leitura deste ano o livro O ódio como política: a reinvenção da direita no Brasil, finalizei a leitura e trago opiniões sobre a obra aqui neste texto.

O livro, organizada pela cientista social Esther Solano Gallego, reúne 16 textos que buscam entender como a direita se reinventou no Brasil e em como ela avança fazendo uma política que exclui minorias e acaba com direitos.

Permeando por várias vertentes, os textos que encontramos são de um teor bastante lúdico e até mesmo educativo, deixando de lado o linguajar técnico e falando de forma simples, - salvo o texto que discorre sobre a militância da direita no Facebook -  mas analisando de forma precisa e assertiva sobre a ascensão das direitas.

Quando publicado, durante a campanha presidencial de 2018, o livro já apontava os perigos desse ressurgimento para a nossa democracia, o qual já estamos vivendo, a prova disso, são os diversos ataques as instituições e incessantes pedidos inconstitucionais.

Para quem é engajado na luta e se atenta aos acontecimentos, adianto que o livro não traz nada novo, ele surge como uma porta inicial para aqueles que querem entender a conjuntura em que vivemos e analisar de forma simples tais fatos, mas ainda assim, é uma leitura válida para todos, serve como um exercício para nossa consciência crítica.


13 Comentários

  1. Oi, me parece um ótimo livro, ao menos com temáticas que me atraem, acho que a Direita e principalmente, a extrema direita, não iria ver passivamente a empregada no aeroporto, ver a filha da empregada na universidade, ver negros e LGBTs ocupando seus lugares de direito, é uma guerra...

    ResponderExcluir
  2. Oi Vinícius!

    Li sua resenha e só consegui lembrar de um meme, esse livro envelheceu mal rsrs, acho que a leitura dele em 2018 teria sido muito mais proveitosa e valiosa do que hoje em dia, no momento em que estamos vivendo em que tudo o que está no livro não é mais tão novo. Talvez ele até seja uma boa leitura para quem vá realizar algum tipo de pesquisa/trabalho com o tema e precise de material de leitura.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Que loucura como as coisas mudam em tão pouco tempo, né? Como vc mesmo disse, não há nada de novo sob o sol, eu particularmente não faria a leitura, mas gostei de ver por aqui sua opinião!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Ótima dica, ainda mais em um país tão pobre de conhecimento politico e com uma militância que anda sabendo de mais sem tentar se aprofundar de fato no assunto. Eu já anotei no meu bloquinho de "leituras importantes" e pretendo ler muito em breve. Admiro sua coragem em não apenas indicar um livro sobre politica que sai do habitual, mas também de levantar um assunto que pode gerar tanto retorno negativo. Parabéns de verdade.

    Beijos
    Leitura Terapia

    ResponderExcluir
  5. Olá Vinícius, tudo bem? ?Eu fico muito feliz em saber que você está lendo livro sérios e importantes, conhecimento é poder e vocês jovens são o futuro do nosso país! Não cheguei a ler esse livro na época do lançamento em 2018 mas, agora fiquei muito curiosa para lê-lo, acredito que precisamos juntar informações e força para vencer um governo opressor e que despreza as minorias. Recomendo que você leia também o livro Os Engenheiros do Caos, escrito pelo Giuliano Da Empoli com certeza vai agregar mais conhecimento pra você.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro me esperando no Kindle.
    Ainda não o li porque ando tão saturada com o que está acontecendo no mundo, que tenho tentado me distrair com a ficção, sabe?
    Mesmo assim ainda quero dar uma chance. <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Olá, que livro interessante, nçao o conhecia, eu confesso que nçao leio muto sobre esse tema mais admito ser extremamente importante válido, ótima dica!

    ResponderExcluir
  8. Olaa

    Livro interesaante para inicio de debate, principalmente, a quem precisa entender e se inserir no debate.
    Sua resenha foi ótima e pertinente ao dizer que hoje não traga nada novo né, a não ser, pra quem o tema seja novo.
    Mas acho que precisamos de mais livros que provoquem , ensinem e esclareçam.
    A extrema direita destrói os direitos das minorias e desacredita aqueles que estão na labuta de tempos melhores, excluindo de uma vez por todas ...

    Enfim. Siga-nos aprendendo e lutando.

    Bjos e Cheiros
    BLOG livreando

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas confesso que é o tipo de leitura que ando fugindo. Estamos passando por um momento tão difícil que só quero leituras leves e que me façam esquecer da realidade. Infelizmente, muito do que estamos vivendo é consequência desse fortalecimento da direita e, como você falou, acho que quem acompanha e é mais engajado já sabe como foi esse processo né?
    Mas para quem quer começar a se engajar mais e entender o cenário político atual, acho que deve ser uma leitura interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas confesso que ele não desperta meu interesse. De qualquer forma, gostei de saber que ele não tem um linguajar técnico, o que acaba deixando a leitura mais fluída e conquistando mais o público.

    ResponderExcluir
  11. eu adquiri esse ebook e está aqui me esperando kkkk. o conteudo é excelente pra entendermos o tipo de politica partidaria que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  12. Dado o momento que a gente dá vivendo, de uma pandemia acompanhada de uma alienação, são esses tipos de literaturas que devem ser incentivadas. Obrigada por trazer esse post💕

    ResponderExcluir
  13. Oi Vinícius, tudo bem?
    Adquiri esse e-book gratuitamente na Amazon e até hoje não tive a iniciativa de lê-lo. Sinceramente, ver uma extrema direita avançando no mundo é uma das piores coisas que podia acontecer e muito mais horrível é saber que há gente (nem chamo dessa forma) compactuando com isso e nem se importando com quantos vão sair prejudicados disso.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir